Cultura

Congonhas sedia pela primeira vez acampamento do Distrito Estrada Real

08/11/2016

Congonhas sediou pela primeira vez, no final de semana passado, o Acampamento Distrital Patrulha (ADIPE), organizado pelo Distrito Escoteiro Estrada Real. O evento reuniu 144 escoteiros e 42 chefes no Parque Ecológico da Cachoeira. O objetivo deste encontro foi o congraçamento e a troca de experiência, através de competição entre grupos, através de atividades de coordenação motora, primeiros-socorros, culinária, artes cênicas e de avaliação da vegetação e topografia locais. O 155º Grupo Escoteiros Cidade dos Profetas está aberto para novos voluntários, afinal, para cada quatro meninos e meninas, há a necessidade de um adulto.

Além do grupo de Congonhas, fundado oficialmente em 3 de novembro de 2015, estiveram presentes ao Parque Ecológico da Cachoeira os grupos 147º Inconfidência Mineira (Conselheiro Lafaiete), 77º Ouro Branco, 81º Cata Branca (Itabirito), 79º Barão de Santa Cecília (Carandaí), 67º Guardiões das Vertentes (São João Del Rei) e 8º Ouro Preto e 134º Mariana.

O Acampamento Distrital Patrulha (ADIPE) acontece a cada dois anos. Este ano houve disputa de troféus nas categorias Culinária; Pioneiria (confecção de mesas e outras estruturas de bambu); Noite Festiva, com artes cênicas e dança; Mural; além de outras atividades recreativas realizadas no campo de futebol do parque. Nos anos ímpares, é realizado outro evento, denominado Escoteiros Locais em Operação (ELO), com participação de lobinhos, escoteiros, seniores e pioneiros.

 “Apontamos tanto o parque, como a unidade de conservação ao lado como locais ideias para o desenvolvimento de atividades do escotismo. A estrutura do Parque da Cachoeira é excelente, atende a todos os critérios que o escotismo estabelece, inclusive o de segurança”, afirma Geraldo Celestino Filho, diretor regional do Distrito Escoteiro Estrada Real, que conta com efetivo de 620 pessoas.

Celestino se refere ainda à criação do grupo de Congonhas, que retomou o ecotismo no Município, dizendo que “o ’Cidade dos Profetas’ surpreendeu. Há atualmente 65 membros e uma grande fila de espera. Isto entusiasma outras cidades até maiores que Congonhas. Barbacena deverá retomar as atividades em 2017”.

De acordo com o diretor presidente do Grupo Escoteiro Cidade dos Profetas, Marcelo Augusto Bastos, ele e os responsáveis pelos grupos visitantes avaliaram o evento como excelente. “Nosso grupo não tinha experiência na realização de encontros como este e, por isso, o aprendizado foi grande. Até para nossas reuniões aos sábado o acampamento deste final de semana trouxe muitas novidades”.

Ainda segundo Marcelo, “foi muito importante para todo o distrito ter firmado o termo de parceria com a FUMCULT, com participação da Secretaria de Esporte e Lazer, para utilização do espaço do Parque da Cachoeira, que possui a estrutura que precisamos. Estamos em negociação também com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (SDS) para podermos usufruir também da Unidade de Conservação ao lado, rica em flora e fauna”.