Congonhas

Congonhas realiza Campanha do E-Lixo

24/05/2019

A Secretaria de Meio Ambiental da Prefeitura de Congonhas e a empresa E-Ambiental, especializada na destinação correta de lixo eletroeletrônico, realizam, de 31 de maio a 7 de junho, a 4ª Campanha do E-Lixo. Esta campanha está inserida na Semana do Meio Ambiente de Congonhas, que este ano abordará temas relacionados à qualidade do ar e destinação adequada de resíduos.

Poderão ser levados até a praça JK, neste período, equipamentos eletro-eletrônicos como notebooks, celulares, câmeras, CPU’s, rádios, fontes, televisores, micro-ondas, vídeo cassete, aparelho de DVD, ventiladores, receptores, panelas Elétricas, monitores, impressoras, toners, roteadores, carregadores, pilhas, baterias, lâmpadas e brinquedos.

“Este tipo de material não é recolhido pela coleta de lixo feita pela Prefeitura, porque é proibido depositá-lo ao Aterro Sanitário, uma vez que estes equipamentos possuem componentes feitos com material pesado, que contaminam o solo. Quase todo o material, como metal e plástico, é reaproveitável, mas antes é preciso que seja descontaminado, o que é feito por uma empresa especializada”, explica Carla Zacarias Fernandes, coordenadora da Coleta Seletiva.

Durante todo o ano, a Prefeitura disponibiliza o Ecoponto, localizado à rua Jair Elias, nº 87, no Santa Mônica, aberto de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h, para onde estes equipamentos podem ser levados.

Mais informações na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, à av. JK, nº 230, sala 206, ou pelo telefone 3731-5287 no horário comercial.

Troque óleo de cozinha usado por detergente e contribua com o meio ambiente

Interessados em trocar óleo de cozinha usado por detergente já devem começar a juntar o material.  A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Congonhas e a empresa Recomix, empresa especializada em destinar corretamente este produto, efetuarão esta troca no dia 5 de junho, a partir das 8h, na praça JK. Esta campanha está inserida na Semana do Meio Ambiente de Congonhas, que este ano abordará temas relacionados à qualidade do ar e destinação adequada de resíduos.

O óleo usado de cozinha não pode ser descartado em qualquer lugar. Quando jogado na pia ou no vazo sanitário, estes podem entupir, a gordura atrair pragas para o encanamento e elas podem causar várias doenças, tais como leptospirose, febre tifoide, cólera, salmonelose, hepatites, esquistossomose, amebíase e giardíase. Essas doenças podem ser transmitidas para humanos e animais. Além disso, uma colher de sopa de óleo de cozinha pode contaminar até um litro de água. Então este descarte indevido leva o óleo a rios e represas, causando a contaminação da água. Ele fica em sua superfície, impedindo a passagem da luz solar e, assim, reduz-se a vida naquele ambiente. 

O lixo normal também não é uma opção adequada para descartar o óleo de cozinha. Quando jogado junto ao lixo orgânico, acaba em aterros sanitários ou lixões e pode poluir o solo, sem contar que atrai ratos e baratas e pode causar doenças.