13/10/2019
Na última sexta-feira (11/10), militares do 2º Pelotão de Bombeiros em São João del Rei participaram de uma instrução sobre combate a incêndio na histórica locomotiva Maria Fumaça.
Fabricada no ano de 1912, a locomotiva a vapor transita na antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), inaugurada em 1881 por Dom Pedro II, que abre caminho entre o Cerrado e a Mata Atlântica para levar o turista a um belo passeio pelas serras do complexo de São José. Além das belezas naturais, o passeio também conta com grandes atrações turísticas e culturais como a Rotunda, o incrível giro da locomotiva – realizado de maneira manual, preservando o costume da época da Maria Fumaça – e o Museu Ferroviário.
São 12 km de travessia por uma belíssima diversidade ecológica e paisagens que ainda preservam a arquitetura do século XIX. Tudo isso a bordo da Maria-Fumaça mais antiga em operação no Brasil.
Como toda locomotiva a vapor, ela possui uma enorme caldeira que tem toda uma complexidade no combate a sinistros.
Os militares se capacitaram nos métodos de combate específico para o maquinário, sendo aptos a identificar a fonte de combustível, que deve ser cortado antes do início ao combate e aos pontos onde não se pode aplicar água diretamente, por risco de explosão.
O fogo da locomotiva é alimentado por óleo e ele gera um vapor que supre todos os outros equipamentos da máquina, inclusive movimente um dínamo que gera a energia elétrica que alimenta todas as luzes da Maria Fumaça.
Quem luta contra a fome precisa de você! Apoie essa causa!
Últimos dias para inscrição no Processo Seletivo do IFMG
Minas Gerais é o segundo estado com maior número de empresas atuando no mercado de panificação
Com a ajuda da população, LBV mobiliza doações de cestas de alimentos para famílias em vulnerabilidade