Congonhas

Gerdau apresenta alterações na logística da sua mineração

Iniciativa melhora o número de viagens e a infraestrutura oferecida aos motoristas, buscando o equilíbrio da demanda de transporte em Congonhas.

17/10/2019

Em resposta às reivindicações apresentadas pelos motoristas autônomos na última semana, a Gerdau promoveu a redistribuição de seus volumes de transporte e melhorias de infraestrutura. As mudanças serão implementadas imediatamente, sempre considerando valores inegociáveis para a Companhia como segurança e busca pela competitividade. A Empresa decidiu manter as medidas apresentadas no último dia 10 de outubro:

  • aumento de giro (número de viagens) em dia operado, com rodízio de dois dias por empresa transportadora;
  • permissão de operação por veículos não tagueados em fluxo de minérios de terceiros;
  • extinção da prioridade às transportadoras de atendimento exclusivo à Gerdau em fluxos compartilhados;
  • melhoria da infraestrutura oferecida aos motoristas terceirizados (banheiros e pontos de apoio);
  • alteração do apoio aos veículos que apresentam problemas mecânicos na mina, com aumento do número de empresas especializadas no serviço de guincho e a permissão de realização de pequenos reparos no local, seguindo as regras de segurança e meio ambiente.

A Empresa informa que mantererá uma redução de movimentações totais em função do momento de mercado e ainda ressalta a recontratação dos motorista autônomos é de responsabilidade das transportadoras e cooperativas.

A Gerdau se orgulha de trabalhar somente com motoristas da região e seguirá colaborando para oferecer condições de trabalho cada vez melhores para os motoristas, com a redução do tempo de permanência, teste de prontidão para evitar acidentes por fadiga, sistema de avaliação para reconhecimento dos motoristas e transportadoras com melhor desempenho e atitude segura, que é valor inegociável para a Gerdau.