Cultura

Dona Jandira ganha título de cidadã honorária de Belo Horizonte

27/11/2019

Texto: Jornalista Éverlan Stutz

A cantora, violonista, professora e artesã Dona Jandira será homenageada nesta quarta-feira, dia 27, na Câmara Municipal de Belo Horizonte. O evento será realizado às 19h, no Plenário Amynthas de Barros, na Casa Legislativa da capital mineira. Natural de Maceió, Dona Jandira se mudou para Minas Gerais na década de 90 e estabeleceu residência em Itatiaia, distrito de Ouro Branco, cidade onde ela realizou importantes trabalhos na preservação do patrimônio cultural e na valorização dos compositores locais.

Dona Jandira adotou Belo Horizonte como sua nova morada quando foi descoberta, aos 66 anos, pelo músico José Dias. “A homenagem vem coroar a personalidade dela e a atuação eficiente que Dona Jandira teve na cidade dela que a acolheu primeiro que foi Ouro Branco, com o artesanato e com a cultura local e, posteriormente, iniciando a sua carreira musical em Belo Horizonte. A estreia dela aos 66 anos foi aqui, quando começou a segunda fase mineira dela”, relembra Dias.

De acordo com o músico e compositor Sérgio Pererê, o reconhecimento público de Dona Jandira como cidadã honorária de Belo Horizonte faz jus à atuação artística da cantora na capital. “Ela é uma figura que já pertence à cidade, essa mulher emana luz com a voz dela, com tudo que ela representa”.

Dona Jandira expressa toda sua gratidão e carinho ao povo mineiro.  “Nem sei o que dizer. Só tenho que agradecer por ser tão bem acolhida em Belo Horizonte, eu, uma mulher negra, nordestina, professora, ser homenageada como cidadã dessa capital tão linda e acolhedora é um presente de Deus e sou muito grata por tudo”, relata Dona Jandira, com sua voz poderosa e singular.