26/12/2019
A Prefeitura de Congonhas está acompanhando os desdobramentos dos eventos provocados pela chuva forte que atingiu a cidade e a região na sexta-feira, 20. O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, fará, nesta quinta-feira, 26, uma vistoria aérea para verificar a situação e a extensão dos danos ambientais.
A Ferro+ já iniciou a remoção de sedimentos do dique de contenção, aumentando, assim, sua capacidade de armazenamento de sedimentos no caso de nova precipitação. Com o grande volume de chuva que caiu (aproximadamente 120 mm em 1 hora), a água excedente passou pelo vertedouro, sendo direcionada a uma galeria de transposição da BR-040, que não suportou a vazão necessária, provocando o alagamento da rodovia.
Em vistoria, a Agência Nacional de Mineração (ANM) garantiu que a estrutura está estável.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Neylor Aarão, o Governo Municipal busca, junto às empresas mineradoras, COPASA e comunidade, uma solução definitiva para o problema de abastecimento de água no Pires, que é recorrente no período chuvoso. Uma reunião já está marcada para esta quinta-feira.
O evento natural também provocou a contaminação por sedimentos nas bacias de captação que abastecem a comunidade do Pires. No entanto, a população do bairro está sendo abastecida, provisoriamente, por caminhões-pipa e galões de água.
Um laudo ambiental deve ser finalizado nos próximos 30 dias e não está descartada a aplicação de penalidades pelo danos ambientais verificados.
Caminhão carregado com ração, perde o freio e tomba vindo a colidir com o canteiro central em Congonhas
Parque da Cachoeira tem estrutura completa para receber a decisão da CIMTB em Congonhas
Polícia Militar segue em diligências para localizar autor de homicídio em Congonhas
PM apreende várias substâncias ilícitas após denúncias anônimas