Congonhas

Polícia Militar registra mais um crime de estelionato na região

06/03/2020

Nessa quinta-feira (05/03), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de estelionato na cidade de Congonhas, tendo como vítima um senhor de 70 anos que relatou ter sido procurado, em sua residência, por dois indivíduos que disseram trabalhar com a venda e instalação de câmeras e sistemas de monitoramento. Eles ofereceram duas câmeras pelo valor de R$ 1.120,00 (mil e cento e vinte reais), tendo a vítima o pagamento (com desconto) de R$ 1.100,00 (mil e cem reais).

Os golpistas informaram que após a vítima assinar os documentos, outra equipe estaria passando em sua casa para fazer a instalação das câmeras, mas como os autores demoraram para voltar, a vítima percebeu que se tratava de um golpe e acionou a Polícia Militar.

O senhor relatou que os autores estavam em um veículo VW Fox de cor cinza que em levantamentos preliminares foi detectado ser veículo utilizado em outros crimes semelhantes no ano de 2020 em Conselheiro Lafaiete e Caeté, e em 2019 na cidade de Araxá.

Tendo em vista a constante incidência de ocorrências como essa, a Polícia Militar alerta aos cidadãos, sobretudo, para as suas variações, como os casos de “Bilhete ou Torpedo Premiado”, “Falso Sequestro” e “Confirmação de Dados”, que são algumas das principais práticas usadas pelos estelionatários, mas que ainda fazem muitas vítimas.

  • Desconfie de pessoas que ligam exigindo bens de valor para resgate de familiares que supostamente estão sob sua custódia. Nesse caso, tente fazer contato com o familiar de outro aparelho telefônico a fim de confirmar a situação;
  • Não forneça informações pessoais por telefone, principalmente se for pessoas desconhecidas, que em posse dessas informações, podem abrir conta em banco, solicitar cartões magnéticos e até mesmo cometer crimes em seu nome. Também não forneça informações sobre seus hábitos e rotinas, nem os de seus familiares, como por exemplo: local e horário de trabalho, colégio onde estuda, locais de lazer, etc;
  • Desconfie de pessoas que entram em contato por telefone alegando representarem instituições e/ou órgãos públicos, requerendo a confirmação ou recadastramento de seus dados pessoais. Nesses casos, sendo possível, sempre confirme com a central de atendimento das empresas sobre a veracidade da ligação que recebeu.
  • Instale identificador de chamadas nas linhas de telefone fixo e móvel;
  • Não acredite fielmente em prêmios ou bilhetes premiados, sempre confira a veracidade de tais fatos;
  • Não combine encontros com estranhos e nunca efetue pagamentos a estes.
  • É importante lembrar que a arma do estelionatário é o seu poder de convencimento, sua persuasão. Por isso, golpistas mudam de tática constantemente. Então, pedimos que essas informações sejam divulgadas com freqüência para assim ajudar o maior número de pessoas no resguardo de sua segurança e a de sua comunidade.