19/03/2020
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, se reuniu nesta quarta-feira (18/03) com representantes de igrejas católicas e evangélicas de Congonhas para orientar sobre a realização de missas e cultos durante o período de enfrentamento ao coronavírus. Até o dia 31 de março, as celebrações nas igrejas católicas e na maioria das igrejas evangélicas estão suspensas.
O pároco da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, padre Paulo Barbosa, destacou que a decisão das paróquias segue as medidas previstas pelo Decreto Municipal Nº 6.931 de 16 de março de 2020 e as orientações da Arquidiocese de Mariana. Assim, estão suspensas celebrações, novenas, procissões. Casamentos e batizados serão reavaliados, podendo acontecer de forma privada.
Nesta sexta-feira, 20, as paróquias vão discutir a possibilidade de as celebrações serem transmitidas pela Rádio Congonhas. Em relação à Semana Santa, as instituições católicas aguardam pronunciamento da Arquidiocese de Mariana.
“Toda nossa atenção agora é para que essa incidência do vírus não venha com tanta força na nossa cidade. A Igreja também vai trabalhar para ajudar o povo a se conscientizar de que é preciso se cuidar e fazer o isolamento, sobretudo os idosos a partir de 60 anos. É importante que estejamos unidos do ponto de vista da saúde pública e do ponto de vista da espiritualidade”, destacou o padre Paulo Barbosa.
Já o Sermão da Montanha, tradicionalmente realizado no Sábado de Aleluia pelas igrejas evangélicas, será cancelado.
Caminhão carregado com ração, perde o freio e tomba vindo a colidir com o canteiro central em Congonhas
Parque da Cachoeira tem estrutura completa para receber a decisão da CIMTB em Congonhas
Polícia Militar segue em diligências para localizar autor de homicídio em Congonhas
PM apreende várias substâncias ilícitas após denúncias anônimas