06/05/2020
Congonhas terá mais um patrimônio histórico totalmente restaurado. A Matriz de Nossa Senhora da Conceição está recebendo serviços de conservação, que incluem pintura das paredes externas e restauro de esquadrias. A ação, que faz parte do PAC Cidades Históricas, deve ser concluída em junho deste ano.
Em 2017, a Igreja foi entregue aos fiéis após passar por um minucioso trabalho de restauro de seus elementos artísticos, por meio do programa de investimentos do Governo Federal. O convênio foi ampliado para atender também a parte externa da edificação.
A Prefeitura está trabalhando para que outras ações sejam contempladas pelo PAC Cidades Históricas, entre elas a restauração das imaginárias da Matriz, da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e do Santuário do Senhor Bom Jesus.
Restauração interna
A Matriz de Nossa Senhora da Conceição teve seus elementos artísticos integrados restaurados. O Altar-Mor foi todo recuperado. As imagens do coroamento encontravam-se amarradas com arame, apresentavam repintura e perda de elementos. O estado avançado de deterioração da madeira do coro necessitou de uso de microesferas de vidro para fortalecimento da estrutura. A camada pictórica recebeu proteção durante o serviço. O elemento inteiro foi nivelado.
O Arco do Cruzeiro, que a exemplo do Altar-Mor é atribuído, pelo especialista Adriano Ramos, ao entalhador Francisco Vieira Servas, teve a tarja tratada e reinstalada de forma adequada. Uma asa do anjo voltou à posição original. A exemplo dos outros elementos artísticos, os altares laterais e colaterais também foram higienizados, imunizados e envernizados. Em alguns pontos do coro, a repintura foi removida e reintegrada.
Caminhão carregado com ração, perde o freio e tomba vindo a colidir com o canteiro central em Congonhas
Parque da Cachoeira tem estrutura completa para receber a decisão da CIMTB em Congonhas
Polícia Militar segue em diligências para localizar autor de homicídio em Congonhas
PM apreende várias substâncias ilícitas após denúncias anônimas