26/02/2021
O deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos – MG) reuniu com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) essa semana para tratar sobre a consolidação do Marco Regulatório de Geração Distribuída (GD) de energia. Esse tipo de energia é aquela gerada no local de consumo, como por exemplo, a energia solar. “As conversas estão bastante adiantadas e há a previsão de votar esse projeto até o final do mês de março”, disse Lafayette.
Há diversas propostas para efetivar mudanças na GD: modelos enviados pela ANEEL, pelo setor envolvido e também modelos sendo discutidos na Câmara dos Deputados, a intenção é formar um texto comum, ajustando os anseios de todos os agentes envolvidos.
O deputado Lafayette de Andrada também é o relator da Comissão Especial para propor o Código Brasileiro de Energia Elétrica (CBEE), que tramita na Câmara dos Deputados e vem discutindo com o setor elétrico diversas mudanças no segmento, entre elas na GD . A intenção é fazer uma Reforma do Setor Elétrico no Brasil, um marco legal.
“O tema é muito requerido por empresários, investidores e pessoas ligadas ao setor elétrico, pois as novas tecnologias de energia já estão sendo usadas no mundo e não há uma legislação geral que coordene o setor, mas muitas resoluções. O setor elétrico carece de clareza e segurança jurídica para gerar mais investimentos e baratear o preço da conta de energia elétrica”, avalia Lafayette.
Matéria: Assessoria de Imprensa do Dep. Lafayette de Andrada
Deputado Lafayette de Andrade defende reformulação das leis em Grupo de trabalho da Reforma da Legislação Eleitoral
Polícia Civil prende suspeito de agredir avó de 77 anos em Lagoa Dourada
Congonhas tem 3.910 casos de Covid-19 confirmados
Deputado Lafayette de Andrada se reúne com General Heleno no Palácio do Planalto