Rio Espera

Dom José Belvino celebra 60 anos de Sacerdócio em Rio Espera

18/12/2016

A comunidade rioesperense celebrou com grande alegria no último sábado, 17, o Jubileu de Diamante Sacerdotal de Dom José Belvino do Nascimento, Bispo Emérito de Divinópolis.

Durante todo esse mês, foram celebradas missas para comemorar seus 60 anos de sacerdócio, iniciando em Divinópolis, depois Conceição do Pará, Entre Rios de Minas e o encerramento aconteceu em Rio Espera, cidade onde ele foi criado e de onde tirou a inspiração para seguir na vida sacerdotal.

A celebração aconteceu na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade e, além da população de Rio Espera, contou com a presença de amigos e parentes de diversas cidades e vários padres que já passaram por Rio Espera, filhos da terra e amigos.

Dom José Belvino, que completa no fim deste mês 84 anos de idade, mostrou todo o seu carisma e simplicidade ao contar um pouco de sua história.

Sétimo filho do casal João Belvino da Costa e Ana Maria do Nascimento, Dom José nasceu na cidade de Mercês e com um ano foi morar em Rio Espera com seus pais, cidade natal de sua mãe Ana Maria. No município ele cursou o primário e quando terminou foi para o Seminário.

Segundo ele, a vocação de ser padre e o incentivo de dedicar sua vida a Deus surgiu em Rio Espera, onde ele aprendeu a rezar com seus pais, com a avó Maria Agostina e com as tias Dona Consolação e a Bonifácia.

 

Foi para o seminário com 11 anos e aos 23 ordenou-se padre. Durante quatro anos auxiliou vários vigários de algumas cidades, como Conselheiro Lafaiete e Piranga.

Passados esses quatro anos ele foi nomeado padre para Entre Rios de Minas. Lá foi a sua primeira e única Paróquia, pois de lá ele foi nomeado Bispo e foi trabalhar em Itumbiara, Goiás, onde permaneceu por seis anos.  Logo depois, ele foi transferido para Patos de Minas, permanecendo por dois anos e, por fim, Divinópolis, onde trabalhou por 20 anos e se tornou Emérito.

E nesse mês de dezembro, ele completa 60 anos de Sacerdócio, 35 anos de Bispo e 84 anos de idade, marcados por muita experiência, compreensão, ajuda ao próximo, dedicação a Deus e, sobretudo, simplicidade em viver a vida e fazer o bem ao seu semelhante.

 

Dom José Belvino ficou muito emocionado com as homenagens recebidas nesse sábado e deixou uma mensagem ao povo de Rio Espera. “Foi aqui em Rio Espera que eu comecei a entender a vida e foi aqui que eu aprendi a rezar e vendo os vários exemplos de minha família que Deus me enviou essa vocação de ser Padre.  Apesar de todas as dificuldades, considero que foi um verdadeiro milagre, pois não tínhamos recurso nenhum. Consegui ordenar e viver esse tempo todo como padre fazendo o bem que a gente podia. Agradeço a Deus de ter mantido a minha vocação até hoje e ele sabe o que faz. Agradeço também a população de Rio Espera, que foi quem me ensinou a amar a Deus e deixo uma benção muito especial para o povo rioesperense, que é simples e humilde e que seja um povo abençoado!” concluiu.

Logo após a celebração, houve uma confraternização para amigos e familiares.

MAIS FOTOS CLIQUE AQUI.