Ouro Branco

Férias de julho com muitas novidades na Biblioteca Professor Reinaldo Alves de Brito, em Itatiaia

Vamos abrir a roda que a ciranda vai começar!

13/07/2021

Mês de julho é sinônimo de férias, porém, entre os dias 13 e 29, na biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito, em Itatiaia/MG, será o momento de aprender mais ainda nas oficinas de Incentivo à Leitura e nas oficinas de artesanato e música, promovidas pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis.

A programação da oficina de Incentivo a Leitura começará dia 13 de julho, terça-feira, as 14:30 e se estenderá até o dia 17. Nos dias 21, 22 e 23, os alunos terão aula de violão. Já a oficina de artesanato terá início dia 26 e vai até dia 30 com propostas específicas da arte.

Com o intuito de manter as crianças em atividade nestas férias, a oficina de Incentivo à Leitura está recheada de brincadeiras, contação de histórias, leituras de livros preferidos delas e muito mais.

No dia 17, encerramento da oficina, terá uma programação especial, pois serão expostos em um varal, na pracinha do local, todos os trabalhos artísticos dos alunos, e quem quiser apreciar essa arte, é só aparecer por lá entre 15 e 17 horas.

Durante a oficina de artesanato, a partir do dia 26, as crianças retomarão as atividades que foram propostas durante as aulas já gravadas e, nelas aprenderão o alinhavo de canudo, tear de parede, bordado livre apresentação de pontos, bordado livre apresentação, bolsa de tear e cestaria.

Já a oficina de música, traz a arte de aprender a tocar uma bela música no violão. As crianças aprenderão o conjunto musical que pode ser tocado nesse belo instrumento de corda, como, por exemplo: os acordes, as cifras e os arranjos musicais.

De acordo com o presidente da Associação Sócio Cultural Os-Bem-Te-Vis, Wilton Fernandes, essa iniciativa “irá fortalecer os projetos e ações culturais que a entidade vem promovendo ao longo desses anos”, realça o presidente.

Toda programação faz parte das ações de emergência a cultura e conta com a parceria e apoio da Secretaria de Estado e Cultura e Turismo de Minas, Secretariaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo Governo e Governo Federal através da Lei Aldir Blanc.

Para que todos se protejam, as atividades seguirão os protocolos de vigilância sanitária para conter o avanço do novo coronavírus, usando sempre álcool em gel e mantendo o distanciando, principalmente nos momentos das brincadeiras.

A Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito, começou que a ser montada em 2001, com a doação de dois mil volumes. Seu acervo vem crescendo constantemente, com doações de pessoas físicas, empresas e instituições. Atualmente, ultrapassa mais de seis mil livros, com ênfase em literatura de todos os gêneros e para todas as idades, além de jornais, revistas e enciclopédias. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e, além dos livros, oferece espaço para leitura e pesquisa gratuita na internet.

A Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis iniciou suas atividades em novembro de 2001. Tudo começou com a criação do Coral Os Bem-Te-Vis, da Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito e do Grupo de Artesanato Arteaia. O trabalho de restauro dos bens integrados e do Acervo de Imagens da Matriz de Santo Antônio foi realizado pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis. A Associação, desde então, continua planejamento ações diversas na comunidade e incentivando cultura através da Lei Aldir Blanc.

Entre os parceiros da Associação estão a Gerdau, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Secretaria Especial da Cultura, Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, empresas públicas e privada e a comunidade de Itatiaia.

Programação da Oficina de Leitura:

Dia 13/07 – Terça-feira
Horário: 14:30 às 16:00
Local: Biblioteca
Leitura do livro “Por entre altos e baixos”, de Maria José de Serra
O livro conta a estória de Mindinho, um pintor de paredes bem baixinho. De tão baixinho, só alcançava metade das paredes! Assim, subia e descia escada o dia todinho, mas já estava exausto. Foi quando fez um novo amigo...
Trabalho artístico: Pintura
 

Dia 14/07 – Quarta-feira
Horário: 14:30 às 16:00
Local: Biblioteca
Leitura do livro “Goeldi – História de horizonte”, de Alberto Martins
O livro é um mergulho nas gravuras do artista brasileiro Goeldi, explorando a linha do horizonte como um vetor para a criação de diversas paisagens urbanas.
Trabalho artístico: Desenho de paisagem

Dia 15/07 – Quinta-feira
Horário: 14:30 às 16:00
Local: Biblioteca
Leitura do livro “Histórias de um pequeno astronauta”, de Christiane Gribel
O livro é um passeio pelo Universo: as estrelas, os cometas, a Via Láctea, a Lua, a Terra, as Três Marias...
Trabalho artístico: Pintura – Imagine que a NASA nos convidou para uma exposição de imagens do espaço sideral...

Dia 16/07 – Sexta-feira
Horário: 14:30 às 16:00
Local: Biblioteca
Programação especial – UM TREM CHAMADO HISTÓRIA
Bate-papo pelo Google Meet com o convidado D’Cesar, professor, filósofo, historiador e brincante.
Contação de estória e exercícios corporais/artísticos.

Dia 17/07 – Sábado
Horário: 15:00 às 17:00
Local: Pracinha de Itatiaia
Programação especial: Exposição de trabalhos artísticos dos alunos de Incentivo à Leitura.