Ouro Branco

Ouro Branco é marco inicial e lança Roteiro Turístico Caminhos de São Tiago

21/07/2021

Um dia histórico para o Município de Ouro Branco. Na manhã dessa quarta-feira, dia 21/07, foi realizada na Fazenda de Carreiras a solenidade de inauguração do Roteiro Turístico Caminhos de São Tiago. Os Caminhos de São Tiago são o Maior Roteiro Turístico entre Circuitos do Estado de Minas Gerais, abrangendo três importantes Circuitos Turísticos no Estado.

O evento de lançamento foi uma realização da Prefeitura Municipal de Ouro Branco, Circuito Villas e Fazendas e Circuito Trilha dos Inconfidentes e contou com a participação da comunidade, imprensa, autoridades e representantes de Prefeitura e instituições de todo o Estado de Minas Gerais, entre eles, o prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos, vice-prefeito, Dr Celso Vaz, deputado estadual, Glaycon Franco e prefeito de São Tiago, Alexandre Nonato Almeida Vivas que compuseram a mesa de honra e realizaram as saudações e entrega de honrarias em comemoração ao lançamento do Roteiro.

 

Durante o evento foram realizadas a apresentação do Grupo de Violeiros Arpejo; entrega dos troféus, medalhas, assinatura das placas, entrega dos passaportes e carimbo oficial do Roteiro; partida do Grupo de Ciclistas Catraca Rosa para Conselheiro Lafaiete, apresentação cultural do Coletivo Mundicá e plantio de 11 mudas de Ipês.

Prefeitos, vereadores, autoridades e representantes das Prefeituras, além de ex-prefeitos e personalidades que contribuíram para a concepção do Roteiro Turístico de São Tiago receberam honrarias e homenagens especiais.   

Participaram do evento: prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos; vice-prefeito, Dr Celso Vaz; deputado estadual, Glaycon Franco; prefeito de São Tiago, Alexandre Nonato Almeida Vivas; prefeito de Ouro Branco, Ângelo Oswaldo; prefeito de Casa Grande, Luiz Otávio Gonçalves; prefeito em exercício, vice-prefeito de Rezende Costa, Lucas Paulo; prefeito de Queluzito, Danilo Albuquerque; prefeito de Coronel Xavier Chaves, Fúlvio Olímpio de Oliveira; presidente do Circuito do Ouro e secretário de Cultural e Turismo de Barão de Cocais, Gabriel Cassoli; presidente do Circuito Trilhas dos Inconfidentes, São João del Rey, Marcus Januário; secretariado da Prefeitura de Ouro Branco; presidente do Conselho Municipal de Turismo de Ouro Branco, Fabiana Gomes Coelho; Gestores Municipais – Secretarias de Cultura e Turismo: Wilson Vilela (Ouro Branco), Rafael Lana (CL), Aldair Tavares (Queluzito), Marcelo Camargos (Casa Grande), Felipe Resende (Entre Rios de Minas), André Eustáquio (Resende Costa), Eugênio Santos (Coronel Xavier Chaves), Paula Carribe (Ritápolis) e Bruno Santos (São Tiago); presidente do Circuito Vilas e Fazendas, Tatiane Resende de Matos; diretor departamento de Turismo de Queluzito, Alair Tavares; empresário da cachaça do Município de Ouro Branco, Jackson Dias Morais; AAGRIFAM, Eustáquio Oliveira Lopes; vereadora Nilma Aparecida Silva; vereador Imar Vieira; vereador, Warley Higino Pereira; vereadora de Coronel Xavier Chaves, Barbara Maria Praia Santos; vereador por Ouro Preto, José Geraldo Muniz, vulgo Zé do Binga; representantes dos Municípios de Conselheiro Lafaiete, secretário de Desenvolvimento, Rafael Lana; diretora de Turismo de Congonhas, Mariely Carneiro; Conselho Municipal de Turismo de Congonhas, Murilo Torres; Entre Rios e Lagoa Dourada; coordenador comercial da Rádio Estrada Real, Marlon Andreluci; executiva de vendas Rádio Estrada Real FM, Vivien Fabrini; jornal Tablóide, Juan Carlos; diretora geral, jornal Tablóide, Érica Machado; secretário executivo do CODAP, Paulo César Lopes Correa; coordenadora Adesiap Ouro Branco, Rosane Souza Barros; analista de negócios da Adesiap, Nataniee Borratti Franco Almeida; secretário adjunto de Barão de Cocais, Lucas Feitosa; secretário de Cultura e Turismo de Coronel Xavier Chaves, Eugênio José dos Santos; secretário de Turismo de Ouro Preto, Rodrigo Câmara; ex-prefeito; ex-prefeito de Congonhas, Gualter Pereira Monteiro; diretor do departamento cultural e artístico de Barão de Cocais, Emerson Alves.

Sobre o Caminhos de São Tiago

Os caminhos de São Tiago são o maior roteiro turístico entre circuitos do Estado de Minas Gerais, abrangendo três importantes circuitos turísticos no Estado. Composto por 11 municípios, o projeto Caminhos de São Tiago além de possuir grandes belezas naturais, conta também com um grande acervo patrimonial arquitetônico, como igrejas e centros históricos preservados, o que proporcionará um turismo sustentável, ecológico, gastronômico, cultural, religioso e espiritual. Tendo como principal objetivo o desenvolvimento turístico e econômico da região, fortalecendo ainda mais a religiosidade, gastronomia, artesanato e o turismo. Além de possibilitar o desenvolvimento econômico, contribuirá na preservação ambiental e o desenvolvimento cultural das comunidades receptivas.

Para tanto, busca-se parcerias entre Poder Público, setor privado e sociedade civil organizada, visando criar estratégias efetivas, além das ações contínuas e articuladas entre os municípios através dos seus circuitos, é fundamental as implementações das políticas públicas do turismo nos municípios participantes, onde entre as várias ações, destacamos a estruturação dos atrativos turísticos e de serviços de atendimento ao turista, além da sensibilização e capacitação da cadeia produtiva do turismo.

Homenagens especiais

Receberam horarias e foram homenageados ex-prefeito de São Tiago, Denilson Reis, José Carlos Gomes – Tarol e Dr. Elias De Lima: Em 2007, Dr. Elias de Lima, traçou uma linha reta no seu mapa, tal linha se iniciou em São Tiago e chegou a Santa Rita de Ouro Preto. De lá pra cá, ele traçou e desejou muito que seu sonho, saísse do papel.  E depois de 10 anos, em 2017, através do convite do deputado estadual Glaycon Franco, alguns prefeitos se reuniram e vislumbraram um futuro, onde através de um roteiro turístico, 11 municípios se uniriam e formariam o maior roteiro turístico entre circuitos de minas gerais. Nesses 04 anos, muitas pessoas foram fundamentais e essenciais para que o projeto acontecesse, entre elas, podemos destacar o ex-prefeito de São Tiago, o sr. Denilson Reis que com todo seu dinamismo, soube reger todos ao seu redor e manter sempre presente a confiança, união, foco e a certeza que um dia nossos caminhos seriam trilhados. E essas trilhas e rotas, sempre foram muito bem direcionadas pelo Tarol, outra pessoa que sempre acreditou e foi fundamental para o Roteiro Turístico Caminhos de São Tiago.