Gerais

Você sabe o que é o Movimento Empresa Júnior? Já ouviu falar em Empresa Júnior?  O Núcleo Vertentes te explica!

  Movimento Empresa Júnior une educação empreendedora e  protagonismo jovem para promover as transformações que a sociedade brasileira precisa.

02/08/2021

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) surgiu da necessidade dos alunos colocarem a teoria da sala de  aula  em prática, tornando possível conhecer ferramentas utilizadas no mercado de trabalho. Hoje no Brasil tem a missão de formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o país. O Brasil é o país onde o movimento empreendedor jovem tem mais força. Minas Gerais tem a maior federação de Empresas Juniores do mundo, a FEJEMG, com mais de 200 EJs, 7 núcleos e cerca de 4980 empresários juniores. O Núcleo Vertentes é um desses núcleos e tem 47 EJs filiadas e mais de 700 empresários juniores. ( Na foto: Empresários juniores reunidos no Ascenda, evento que marcou o nascimento do Núcleo Vertentes, Ouro Preto em  2019.)

O Núcleo Vertentes

Somos a instância que representa o Movimento Empresa Júnior na região do Campo das Vertentes. Temos  como propósito desenvolver a vivência empresarial de nossas EJs e fomentar a criação de novas empresas, auxiliando-as no processo de filiação do Núcleo. Damos suporte  às empresas juniores e ao MEJ aspirante (iniciativas de criação de empresas juniores) ou EJs não filiadas através de alguns produtos ou projetos, como por exemplo: reuniões regionais, eventos realizados duas vezes por ano com o intuito de desenvolver e conectar toda a rede nos quais  são apresentadas palestras, pautas, capacitações e momentos de construção; programas de aceleração e fomento, que envolvem uma série de ações que dão apoio e orientação para o MEJ aspirante. Atendemos a Instituições de Ensino Superior  nas cidades de Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Formiga, Mariana, Ouro Branco, Ouro Preto e São João del-Rei, porém possuímos um potencial de expansão enorme, almejando chegar em novas Faculdades e Cidades. 

Mas o que é uma Empresa Júnior?

Você já deve ter ouvido falar sobre e, se ainda não, você não sabe o que está perdendo. Uma Empresa Júnior (EJ) é uma instituição sem fins lucrativos que oferece serviços e consultorias como empresas tradicionais do mercado, geralmente por preços 35% abaixo do mensurado. As EJs estão inseridas no chamado Movimento Empresa Júnior (MEJ) e são completamente geridas por alunos da graduação com respaldo de professores das universidades. Elas propiciam o desenvolvimento técnico e interpessoal dos alunos, tais como capacidade de gerenciamento, oratória, liderança, empreendedorismo, proatividade entre outros.  Possibilidade de colocar o conteúdo teórico em prática.  É o elo entre a sociedade e o acadêmico. Este fato complementa a missão da Universidade, que é de desenvolver benefícios para o ambiente na qual ela está inserida.

Matéria: Paôla - Time Núcleo Vertentes