Colunista - Miriam Taciana Miranda Cruz

Conflitos, suas diversas dimensões e a atuação complementar de profissionais na mediação

Texto escrito em conjunto pela Advogada Míriam Taciana e a Psicóloga Renata Miranda.

10/08/2021

Os conflitos fazem parte da vida humana, podendo significar também oportunidade de mudança, crescimento e desenvolvimento. Quer seja no âmbito familiar, social, empresarial, onde existem pessoas é comum que haja divergência de crenças, valores, pensamentos, sentimentos e comportamento. Assim, podemos crescer com a divergência e diferença, sendo necessário haver comunicação e negociação.

A Justiça e o Poder Judiciário existem com o propósito de pacificação social, assumindo esta missão de trazer soluções para os mais diversos conflitos. Nos últimos anos, o judiciário tem incentivado práticas consensuais de resolução de conflitos, como, por exemplo, a mediação. Estas práticas incentivam, sobretudo, uma maior responsabilização dos envolvidos nos conflitos, bem como empoderamento para construção de uma boa solução conjunta.

Falar da mediação de conflitos é também falar de multidisciplinaridade. Isto porque os conflitos e a própria vida humana são fenômenos complexos, sobre os quais múltiplos saberes e olhares possibilitam uma maior compreensão e tratamento dos mesmos. Tanto é assim que a mediação de conflitos possibilita que profissionais de diferentes áreas do conhecimento se capacitem para esta atuação que é múltipla, em que cada um conduza com sua especificidade de saber.

Neste sentido, tomemos por exemplo um conflito de ordem familiar, que venha a envolver demandas de ordem patrimonial e emocional. A complexidade do conflito abarca diferentes aspectos (social, jurídico, psicológico, etc). Sendo assim, a comediação, ou seja, a atuação conjunta na condução do processo de mediação, de mediadores de diferentes áreas de conhecimento, pode ser de grande valor para abarcar a complexidade dos aspectos envolvidos no conflito.

Por fim, ressalte-se que, esta atuação conjunta e multidisplinar também pode e muito tem a somar em contextos fora do procedimento de mediação. Psicólogos e advogados, por exemplo, são profissionais muitas vezes procurados em momentos de conflitos familiares, como em situações de divórcio, e seria muito pertinente e valioso se pudessem estreitar os laços, a comunicação, e atuarem conjuntamente com a família neste momento de transição familiar.

 

A jovem Miriam Taciana Miranda Cruz é Graduada em Direito pela UFJF, Advogada, Pós-Graduada em Mediação de Conflitos e Arbitragem e Mediadora Extrajudicial. É Uma curiosa e apaixonada pela vida, pela reflexão e aperfeiçoamento na construção de relacionamentos saudáveis conosco e com os outros. Natural de Rio Espera/MG e residente em Barbacena/MG. Instagran: @miriamtmcruz

 

 

 

Renata Miranda - Psicóloga (CRP 04/34.873) é graduada em Direito, Terapeuta sistêmica, em constante estudo e aprendizado sobre as relações humanas, fazendo da paixão a profissão e missão, para construção de relações mais saudáveis. Experiência como mediadora de conflitos, e atendimento clínico individual, de casal e família. Natural e residente de Belo Horizonte. Instagram @renatamiranda.psi