Gerais

“Compartilhe o Trânsito!” é o tema da Semana Nacional de Trânsito( SNT) da PRF que teve início neste sábado (18)

Policiais em todo o Brasil estarão empenhados em sensibilizar a sociedade na promoção de um trânsito mais seguro.

20/09/2021

Criada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em 1997, a Semana Nacional de Trânsito (SNT) é celebrada todos os anos e marca uma semana em que são promovidas ações por todo o país relacionadas à educação e incentivo ao protagonismo de cada pessoa na construção de um trânsito mais seguro. Em 2021, o tema da SNT é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

E a Polícia Rodoviária Federal (PRF) não poderia deixar de se engajar na iniciativa e foi além trazendo ainda o tema "Compartilhe o Trânsito!". Você já parou para pensar que esse é um espaço coletivo? Sim! O trânsito não acontece sozinho. Ele é formado por cada um dos cidadãos brasileiros que circulam por esse espaço diariamente. Por isso é fundamental a participação e comprometimento de todos: órgãos públicos, condutores, pedestres e ciclistas no objetivo de promoção e prevenção de acidentes de trânsito, fazendo cada um a sua parte para mudar o cenário de violência no trânsito e gerar resultados positivos que se estendam para todo o país.

Alinhada a tudo isso, em 2021, a campanha da PRF reforça orientações que permitem uma reflexão sobre o comportamento de cada um em relação ao trânsito. Para a execução da SNT 2021 na PRF, foi planejada uma semana de atividades operacionais que integrarão a PRF de todo Brasil em prol de resultados ainda mais expressivos na busca por um trânsito mais seguro. O evento de abertura Nacional da SNT 2021 ocorrerá a partir das 9h deste sábado(18), na Delegacia Metropolitana da PRF em MG, na unidade operacional de Betim/MG, situada no Km 499 da BR-381 (rodovia Fernão Dias), onde haverá um comando educativo de fiscalização dirigida aos motociclistas. Face a relevância desse tipo de veículo no envolvimento em acidentes graves, o comando será realizado de forma simultânea em todas as Superintendências da PRF em todo o país.

Ao longo da semana, a PRF promoverá campanhas educativas em suas redes sociais, videoconferências sobre segurança e mobilidade, além de mobilizar todo seu efetivo em operações por todo o país visando a fiscalização e orientações quanto às condutas que colocam em risco vidas no trânsito. Vale destacar ainda que a PRF irá lançar o “Atlas da Década de Ações para Segurança Viária”.

A responsabilidade, a atenção e o cuidado salvam vidas! Entender quais são nossos direitos e deveres nesse lugar compartilhado é muito importante para que ele se torne cada vez mais seguro e eficiente.