Ouro Branco

Projeto desenvolvido pelo professor khalmel Gabriel com alunos da Escola Municipal LivreMente é premiado no Conbrace e Conice 2021

29/12/2021

O empenho e a determinação dos Educadores de Ouro Branco foram novamente reconhecidos pela comunidade acadêmica nacional e internacional. O Projeto do professor Khalmel Gabriel Lima de Oliveira, realizado junto aos alunos da Escola Municipal LivreMente, foi premiado no 22º Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (Conbrace) e 9º Congresso Internacional de Ciências do Esporte (Conice). O trabalho “Produzindo Podcasts na Educação Física: possibilidades e desafios durante o Ensino Remoto” foi premiado na Categoria Relato de experiência do Conbrace e Conice 2021.

Em seu resumo da pesquisa, o Educador Khalmel Gabriel Lima de Oliveira, explicou as circunstâncias que levaram a produção do Projeto: “O contexto da Covid-19 não só reforçou a importância das discussões acerca das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em contextos educacionais, mas também levou gestores e professores a implementar estratégias pedagógicas em consonância com as particularidades do Ensino Remoto (ER)”, detalhou.

Segundo Khalmel Gabriel, o uso de podcasts configurou uma estratégia pedagógica pertinente diante dos desafios do ER. Para o professor: "A experiência pedagógica, efetivada a partir de uma Pesquisa-Ação, teve como objetivo refletir a respeito de uma temática relevante e que se relaciona com os conteúdos da Educação Física escolar. A partir da estratégia implementada, foram produzidos onze podcasts sobre a temática do racismo no esporte. Com isso, os estudantes tiveram a oportunidade de debater sobre o tema selecionado e de produzir conteúdo digital no formato podcast, o que evidenciou a potencialidade dessa mídia enquanto recurso pedagógico. Além disso, a experiência pedagógica constituiu parte de um novo arranjo didático, que provocou maior participação e engajamento dos estudantes”, informou.

A Prefeitura Municipal de Ouro Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação, parabeniza ao Educador khalmel Gabriel Lima de Oliveira e aos alunos pela conquista.