Colunista - Miriam Taciana Miranda Cruz

Diálogo entre a A e B: desafios de uma professora e uma aluna

Texto escrito pela nossa colunista Miriam Taciana em parceria com a Pedagoga Jussara Moreira e a estudante Sofia Miranda.

24/02/2022

Almira e Betânia têm algumas coisas em comum, dentre elas: adoram ir para a escola, cada qual em seu papel.

Almira é pedagoga, professora de uma escola pública e oferece aulas particulares. Enquanto que Betânia é aluna de uma escola particular.

Em certa ocasião se encontraram e começaram a conversar sobre os desafios que viveram e ainda estão vivenciando no ensino e aprendizagem, em meio à pandemia da Covid-19.

Betânia contou para Almira que durante esse período foi muito difícil para se adaptar com o novo modelo de educação em casa. Disse que ficava cansada após as aulas, e com muita saudade de seus amigos e da escola. Betânia contou sobre alguns dias em que sua Internet  teve problemas e assim não havia jeito de participar das aulas direito. Comentou que foi incrível voltar às atividades presenciais e poder conversar e brincar com seus amigos pessoalmente, tomando os cuidados.

Almira contou para Betânia que as principais dificuldades encontradas eram a falta de equipamentos tecnológicos para alunos em vulnerabilidade social, acesso precário à internet na zona rural, e a falta de conhecimento da família para auxiliar em determinadas atividades. Compartilhou também que muitos professores não possuem habilidade com as ferramentas tecnológicas disponíveis.

Almira salientou que está sendo um tempo de muito aprendizado, tanto para professor como para aluno. Segundo ela, a tecnologia pode ajudar, mas também dificultou ainda mais a questão da leitura - crianças sem acesso a livros ou até mesmo sem vontade de buscar por literatura digital, o que  tornou o trabalho da escola pública mais difícil, com maior número de alunos em defasagem na alfabetização e no letramento.

Por fim, nessa roda de conversa, Almira e Betânia descobriram mais um ponto em comum: apreciam muito a leitura!

Por isso, juntas, lançaram um desafio a você, leitor (a): Vasculhar a sua casa, seu escritório ou outro ambiente que te pertença, e procurar livros físicos e afins em desuso, com o intuito de que você possa ler, reler, doar, ou ainda, trocar com alguém!

Se achar algo por aí e quiser compartilhar, conte para nós que podemos facilitar esse movimento!

 

Sofia Miranda Cruz de Matos, 11 anos, estudante do 6° ano da rede SESI de ensino.

 

 

Jussara Maria Pereira Moreira é Pedagoga, pós graduada em Neuropsicopedagogia, Professora na rede pública de ensino e atua como professora particular no Espaço Aprendizagem Rio Espera

 

 

Míriam Taciana Miranda Cruz é Advogada, Especialista em mediação de conflitos e mediadora extrajudicial. Veja bio completa no texto de apresentação da colunista.