Ouro Preto

Exposição “Objetos de Fé Afro-brasileiros” pode ser visitada até o dia 24 deste mês

08/04/2022

A exposição “Objetos de Fé Afro-brasileiros”, que está em cartaz no Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, teve o período de visitação prorrogado até o dia 24 de abril. A mostra, montada na Sala Manoel da Costa Ataíde, traz oratórios em diversos formatos e materiais traduzindo a sinergia construída pelo encontro de culturas dos povos formadores do Brasil. Aos domingos dias 17 e 24, a sala estará aberta excepcionalmente para visitas à exposição.

Com curadoria de Angela Gutierrez, colecionadora e presidente do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, a mostra apresenta peças que estiveram onipresentes no espaço colonial, nas casas, na algibeira, na mina e na senzala, fundindo fé e cultura. Produzidos nos mais diversos materiais e técnicas, os oratórios são originários de Minas Gerais e do Nordeste do Brasil, alguns com apenas 5 centímetros e outros que chegam a quase 2,5 metros de altura.

A mostra é realizada em Ouro Preto em uma parceria entre o Museu do Oratório – Instituto Cultural Flávio Gutierrez e o Museu da Inconfidência. Para manutenção de suas atividades, o Museu do Oratório conta com o Patrocínio Máster do Instituto Cultural Vale através da Lei de Incentivo à Cultura.

 

Serviço

Exposição “Objetos de Fé Afro-brasileiros” - Ouro Preto

Período: até 24 de abril de 2022

Local: Sala Manoel da Costa Ataíde, Museu da Inconfidência - Anexo l – Rua Antônio Pereira, 33 – Centro Histórico, Ouro Preto/MG

Horário de funcionamento: de terça a sexta, de 9h às 16h30 e sábados de 10h às 15h. Fecha aos domingos e segundas. Aos domingos dias 17 e 24, a sala estará aberta excepcionalmente para visitas à exposição.

Entrada: gratuita

Informações: (31) 3551-1121/5233

O Museu da Inconfidência está aberto ao público de forma presencial, respeitando as regras de contenção da pandemia do Covid-19, impostas pelo município de OuroPreto/MG.

Fotos: Edgar Guerra