Congonhas

Seminários orientam população sobre simulados do PMSB esta semana

21/06/2022

A melhor forma de o congonhense esclarecer dúvidas sobre o Plano Municipal de Segurança de Barragens (PMSB) é participar dos Seminários Orientativos. Toda a população, principalmente quem vive em área de influência de barragens, está convidada a se orientar sobre simulados e outros treinamentos, que acontecerão em breve. Serão 3 dias e 9 horários para facilitar a participação de todos. Mas cada cidadão precisa participar apenas de um desses encontros.

O PMSB, criado pela Prefeitura de Congonhas com apoio da CSN Mineração, Gerdau, Vale e gestão da Adesiap, irá realizar Seminários Orientativos, para que a população de Congonhas, especialmente a que mora ou trabalha na área de influência destas estruturas de contenção de rejeito ou água (de acordo com dados do Cadastramento Socioeconômico realizado em 2021), saiba como proceder durante os primeiros simulados previstos para o segundo semestre de 2022, como para outros treinamentos que também serão realizados frequentemente. Estes simulados servirão para aprovar o Plano de Evacuação Integrado, proposto pelo PMSB, ou apontar a necessidade de ajustes. Os Seminários serão realizados nestas terça, quarta e quinta-feira (21, 22 e 23 de junho) na Feira do Produtor Rural (em frente ao Terminal Rodovíario). Os horários são: 10h, 15h e 19h30. 

Quem não puder comparecer, terá a opção de acompanhar a live (transmissão ao vivo) pelos canais oficiais do PMSB – Plano Municipal de Segurança de Barragens no Facebook e no Youtube. Portanto, quem não puder acompanhar ao vivo, poderá acessar os vídeos em outro momento.

Durante os seminários orientativos, a equipe da empresa Integratio Mediação Social e Sustentabilidade Ltda., que elaborou o Plano de Evacuação Integrado do PMSB, apresentará ao público o conceito e objetivos do PMSB; o mapa que resultou da sobreposição das ondas de inundação de 17 barragens situadas em Congonhas e no seu entorno; o significado de termos como ponto de encontro [locais seguros para onde a população deve se dirigir calmamente no exercício simulado que simbolizará o Nível 2 de emergência das barragens]  e das rota de fuga; quando e como utilizar estes elementos de autoproteção; entre outras informações. 

“Os seminários serão o primeiro contato que as pessoas terão com o Plano de Evacuação Integrado do PMSB. Elas vão ter a oportunidade de entenderem, dentro de um contexto, onde estarão localizadas as rotas de fuga, os pontos de encontro e ou demais elementos de autoproteção estabelecidos para a área de influência das barragens. Vamos apresentar referências de localização desses elementos de autoproteção conhecidas  

das pessoas, como uma rua, uma igreja, um comércio. Mostraremos o caminho seguro que cada cidadão deve percorrer pela rota de fuga, após o acionamento da sirene, até o ponto de encontro em um simulado ou caso ocorra uma situação de emergência”, explica Guilherme Ferrari Líder de Projetos, geógrafo e gestor técnico da elaboração do Plano de Contingenciamento Integrado (Placon-i), principal instrumento do PMSB.

O geógrafo lembra que os seminários são treinamentos teóricos e que, em seguida, acontecem os simulados, que são treinamentos práticos para averiguarem a funcionalidade de um plano de evacuação. Ambos devem ser realizados frequentemente, mesmo após a implementação do Plano Municipal de Segurança de Barragens, conforme a periodicidade determinada pelos órgãos fiscalizadores. No caso das barragens de Congonhas estes são ANM (Agência Nacional de Mineração) para aquelas estruturas de rejeito ou contenção de sedimentos e ANA (Agência Nacional de Água), para a de acúmulo de água.

Ao final dos Seminários, será serviço um lanche para o público presente.

Fonte: Assessoria de Imprensa do PMSB