Cultura

Dores de Campos, Tiradentes e Santa Cruz de Minas realizam lançamento da Rota Raízes da Marcha nesta semana

22/07/2022

A região campo das vertentes se prepara para receber mais três lançamentos da Rota Raízes da Marcha nesta semana. A Capital Mineira da Selaria - Dores de Campos, a cidade que carrega o principal nome da Inconfidência Mineira – Tiradentes, e a menorzinha do Brasil - Santa Cruz de Minas estão se preparando para o lançamento do 4° ao 6° trecho da rota. Com todo o resgate da história e da cultura do tropeirismo. O roteiro já ganha forças nas cidades que receberam os lançamentos: Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada e Prados.

O quarto trecho da rota começa na Capital Mineira da Selaria - Dores de Campos, cidade que tem sua história construída pelos tropeiros, que há mais de dois século viajavam vendendo mercadorias, de fazenda em fazenda e até povoados de acesso mais difícil. Além do legado cultural, a cidade detém um legado econômico, ao fazer com que 80% da sua população, trabalhe direta ou indiretamente com produções de artigos à base de couro: selas, arreios e acessórios em geral de montaria em função do que os tropeiros fizeram séculos atrás.

Ao sair de Dores, a rota chega em Tiradentes – cidade que, ainda hoje, exala as características da Inconfidência Mineira.  O quinto trecho da rota oferece o resgate de todo o contexto da cultura ancorada no tropeirismo. Além disso, Tiradentes possui uma grande procura por passeios à cavalo, o que inclusive, levou a cidade a se estruturar para receber os turistas que procuram o contato com a natureza, possuindo vários haras da raça campolinas.

O sexto trecho da rota desembarca na menorzinha do Brasil: Santa Cruz de Minas. O turista poderá viver ali, a imersão no universo da ruralidade mineira. É a oportunidade apreciar as várias quedas da Cachoeira Bom Despacho, bem no Marco Zero da Estrada Real. E ao apear do cavalo, um convite para apreciar as delícias da cozinha mineira: o torresmo produzido em território santa-cruzense, um prato tão especial que hoje é patrimônio da cidade!

Com mais três trechos lançados, o Circuito Trilha dos Inconfidentes trabalha pelo resgate histórico e pela preservação da memória cultural da região. Um projeto pensado para valorizar a história, a cultura e os produtos relacionados à criação de cavalos, muares e jumentos da região.  

O projeto Raízes da Marcha envolve os seguintes municípios do Circuito Trilha dos Inconfidentes: Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Prados, Dores de Campos, Tiradentes, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, Madre de Deus de Minas e Carrancas.

Lançamentos

  • Lançamento em Dores de Campos: Sexta-feira, dia 22 de julho, às 10h no Parque de Exposições Maria José de Melo – Rua Sebastião Resende, 930, bairro Paloma, Dores de Campos.
  • Lançamento em Tiradentes: Sábado, dia 23 de julho, às 9h no Criatório Maria Fumaça – Km 1,7, Estrada da Caixa D' Água, Tiradentes.
  • Lançamento em Santa Cruz de Minas: Sábado, dia 23 de julho, às 12h no Marco Zero da Estrada Real.

O Circuito da Trilha dos Inconfidentes

Fundado em 28 de agosto de 2000, o nome se deu em função da história da região ligada aos Inconfidentes Mineiros. Além do Circuito Raízes da Marcha, o Circuito Trilha dos Inconfidentes conta também com outras rotas: Caminhos de São Tiago, Rota das Estações e Rota do Queijo Terroir.

 As cidades que abrangem o Circuito fazem parte da história da independência do país. Ao todo, 26 municípios fazem parte da entidade. São eles: Alfredo Vasconcelos, Antônio Carlos, Barbacena, Barroso,Carandaí, Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Desterro do Melo, Dores de Campos, Entre Rios de Minas, Ibituruna, Itutinga, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, São Tiago, São Vicente de Minas e Tiradentes. As características da região proporcionam uma infinidade de atrativos que vão desde passeios históricos, passando pelo ecoturismo, o turismo de aventura, turismo rural e tendo a cozinha mineira como principal elo entre os atrativos do estado.

Fotos: Lançamento da Rota em Prados e Lagoa Dourada/Thais Andressa - Trilha dos Inconfidentes.