Rio Espera

ADM 2013/2016 de Rio Espera envia nota de esclarecimento à população e o Prefeito eleito concede entrevista sobre suas propostas de governo

09/01/2017

Nota enviada pela Administração 2013/2016 do Município de Rio Espera onde presta algumas informações à população. 

“O Prefeito Marcílio e o Vice Prefeito Márcio agradecem a oportunidade ao povo de Rio Espera e fazem um balanço do período. Entre 2013 e 2016, passamos por uma das piores crises financeiras do país nos últimos tempos, o que afetou diretamente nossa cidade, com queda nos repasses aos municípios. Mesmo assim, com muita responsabilidade, dedicação e amor ao povo de Rio Espera, conseguimos manter a governabilidade da cidade e realizando obras e ações em diversas áreas. 

Neste período, foram construídos dois coretos com sanitários, um na praça da piedade e outro em Piranguita; construída a capela velório no cemitério municipal; iluminação do Estádio Municipal Hilário Campos em Rio Espera; duas academias ao ar livre, sendo uma em Piranguita outra em Rio Melo; calçamento de parte da Rua Heitor Horácio Dornelas em Rio Espera; calçamento de parte da Rua José de Oliveira Cunha em Rio Espera; calçamento da Rua Manoel Procópio em Rio Melo; calçamento da Rua na entrada de Piranguita; calçamento ligando a Rua Santo Antônio a Rua Joaquim Murtinho em Rio Espera; calçamento de parte da Rua Joaquim Murtinho; calçamento da Rua José Leonel em Rio Espera; calçamento da Rua Frankilim de Paula Gonçalves em Rio Espera; drenagem de águas pluviais da Rua Benedito de Souza, abertura de diversos trechos de estradas como no morro da COPASA, estrada da Cruz Grande, Alves, Moreiras e Córrego Santana; colocação de diversos tubulões em antigas pontes de tábuas como nos Paulas e Vargem dos Gonçalves; sistema de abastecimento de água potável no Padilha e Alves; construção de muro e passeio no barranco da Rua José Rodrigues de Miranda; construção de centenas de metros de passeios pela cidade; aquisição de duas motoniveladoras (patrol); uma retroescavadeira, um caminhão basculante, um trator agrícola, duas ambulâncias, quatro onibus escolares, duas doblôs e diversos veículos e motocicletas; apoio através de convênio à rádio comunitária, Associação dos Alunos Universitários e casa de repouso;  criação de novas rotas para o transporte escolar como nos pereiras e buraco do paiol; disponibilização de cursos profissionalizantes como cuidador de idosos, equitação e derivados do leite; apoio ao meio ambiente através de apoio técnico e da elaboração gratuita do CAR (cadastro ambiental rural); apoio ao esporte, através de campeonatos, festivais e distribuição de materiais esportivos; realização e manutenção de todas festas tradicionais do município (trilhão, carnaval, Festa do Peão, festa do rioesperense, torneio leiteiro, reveillon, festivais culturais, de teatro e capoeira); manutenção de médicos 24 horas no hospital da cidade; e por fim, principalmente o apoio incondicional à saúde e assistência social da população do município, sem distinção, através de viagens, exames, consultas, medicamentos, tratamentos e cirurgias. Assim foi a Administração de Rio Espera, entre 2013 e 2016, todo empenho e esforço foi válido, o povo de Rio Espera merece! Agradecemos a todos funcionários, de todas as áreas, pela dedicação durante os quatro anos! Agradecemos principalmente a Deus, que esteve e está sempre presente ao nosso lado a todo momento! Um feliz e abençoado ano novo a todos!”

Rio Espera, janeiro de 2017, Marcílio Oliveira Moreira Miranda e Márcio de Miranda Assis.

 

Entrevista com o Prefeito de Rio Espera Marquinho Matipó (ADM 2017/2020)

 

No dia 1º de janeiro tomou posse como Prefeito de Rio Espera, Marquinho Matipó e ele concedeu uma entrevista exclusiva ao nosso Portal de Notícias onde falou sobre o seu secretariado e suas propostas de governo que serão colocadas em ação.

Jornalista Simone Santiago: Em relação ao seu Secretariado, já está todo definido, há alguma Secretaria em aberto e quais são os nomes escolhidos?

Prefeito Marquinho Matipó: Estamos fechando o nosso Secretariado, mas já temos compostas quase todas as secretarias, ficando em aberto apenas a Secretaria de Cultura e Esporte, pois os nomes estão em análise. Temos a Fátima na Fazenda, Willian Resende na Agricultura, Alessandra na Saúde, Lúcia na Educação, Welington no Meio Ambiente, Natália na Assistência Social, Sandro no Transporte, Jussara na Administração e Planejamento e o Vanderlei na Secretaria de Obras.

Jornalista Simone Santiago: Você pretende com sua equipe colocar de imediato alguma proposta de governo?

Prefeito Marquinho Matipó: Uma das nossas propostas era manter médicos 24h no Hospital e isso já está sendo cumprido. Temos também alguns especialistas que atenderão durante a semana como Ginecologista, Pediatra, Cardiologista e Fisioterapeuta. Os PSFs já estão com os médicos e aos poucos vamos definindo os horários. A intenção é fazer alguns ajustes, pois não haverá mais médicos de sobreaviso no hospital, teremos a saída de um e a entrada de outro, sendo assim, teremos médicos 24 horas no hospital. Também temos como objetivo fazer melhorias nas estradas o mais breve possível. Vamos começar da sede para Piranguita, dar uma limpada geral e arrumar a estrada que dá acesso aos nossos distritos. A limpeza das ruas já começou a ser feita e na Usina de Reciclagem uma máquina já fez uma limpeza geral e estamos fazendo levantamento para vender os restos.

Jornalista Simone Santiago: Haverá a mudança de alguma Secretaria para novo endereço ou vai continuar com o atendimento à população nos mesmos lugares?

Prefeito Marquinho Matipó: Fizemos alguns ajustes para melhor atender a população e o convívio das pessoas e tentar diminuir as despesas. A EMATER será transferida para o Casarão e ficará junto as Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Cultura e Assistência Social e, além disso, funcionará também no Casarão o Conselho Tutelar. O Museu que já existia ficará no mesmo local, porém reduzimos o espaço para encaixar os outros atendimentos. As demais Secretarias como Administração, Saúde, Planejamento atenderão no prédio da Prefeitura.

Jornalista Simone Santiago: As festas tradicionais como Trilhão, Carnaval e Rioesperense  que eram realizadas todos os anos serão mantidas?

Prefeito Marquinho Matipó: Sim, vamos manter o apoio e realização das festas. No final do mês já teremos o Trilhão e já estamos fazendo um levantamento para manter o carnaval e faremos algumas melhorias.

Jornalista Simone Santiago: Em relação a crise, você acha que o município de Rio Espera vai conseguir levar tranquilamente esse ano de 2017 para a Administração realizar o que pretende ou será um ano apertado?

Prefeito Marquinho Matipó: Vai ser um ano de muito aperto mesmo. Temos que fazer algumas economias para tentar fechar as contas. Temos que ajustar os gastos para tentar fazer um trabalho de transparência. Com a situação do Município hoje, o concerto de alguns carros e algumas outras despesas teremos que fazer malabarismos e sermos meio artistas para conseguir, mas temos firmeza de que vai dar para fechar o ano bem, mas com aperto, pois não tem nada folgado e não tem para sobrar. A gente pede a compreensão das pessoas, pois não é em um passe de mágica que tudo se resolve, mas temos força e disposição para fazer melhorias que o povo necessita. O nosso lema é ter mais compromisso e seremos compromissados com o povo de Rio Espera.

 

Posse dos vereadores, Prefeito e vice de Rio Espera CLIQUE AQUI.