Gerais

Projeto Setembro Amarelo agora é Lei Municipal em Lafaiete e Barbacena

16/02/2017

O suicídio é um assunto de saúde pública mundial, figurando entre as dez principais causas de morte da humanidade, constituindo grave problema social, econômico, familiar e investigativo. O Brasil é o oitavo país em número de suicídios, a quarta nação latino-americana com o maior crescimento entre os anos de 2000 a 2012 e Minas Gerais, um dos Estados de elevada incidência.

Na área do 13º Departamento da Polícia Civil, foi confirmado o aumento significativo de suicídios consumados, entre janeiro de 2014 e maio de 2016, vitimando preponderantemente jovens adultos e pré-adolescentes.

A Polícia Civil, através do 13º Departamento, aderiu a Campanha de Prevenção ao Suicídio da Organização Mundial de Saúde (OMS) e em 2016 desenvolveu no mês de setembro a “Campanha Setembro Amarelo”, mês de valorização a vida e prevenção ao suicídio, sendo que o dia 10 é considerado o dia mundial de prevenção ao suicídio.

Através de diversas parcerias, como Prefeituras Municipais, Aeronáutica, Exército, Polícia Militar, Bombeiro Militar, Guardas Municipais, Maçonaria, Associações Comerciais, Igrejas, Escolas, Hospitais, Faculdades/Universidades e empresários foram desenvolvidas várias ações no decorrer do mês de Setembro nas cidades de Barbacena, Conselheiro Lafaiete e São João Del Rei.

A união das sociedades foi tão expressiva e significativa que nas cidades de Barbacena e Conselheiro Lafaiete, as Câmaras Municipais aprovaram por unanimidade o Projeto “Setembro Amarelo: Mês de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida”, atribuindo a coordenação da campanha à Polícia Civil em convênio com o município de acordo com a Lei 4803/17 da Prefeitura Municipal de Barbacena.

Em Conselheiro Lafaiete o projeto foi de autoria do Dr. Pedro Loureiro.