Cultura

Fundação de Arte de Ouro Preto colore o carnaval da cidade com o projeto Tapume+Arte

23/02/2017

A tradicional intervenção artística urbana Tapume+Arte começa a se fazer presente nas ruas ouro-pretanas. Realizada pela Prefeitura de Ouro Preto, em parceria com a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), a instalação e pintura de tapumes começaram nesta quarta-feira (22), no Muro dos Namorados, no bairro do Rosário.

Com o objetivo de proteger os bens culturais da cidade histórica e promover maior segurança aos turistas, a Fundação realiza intervenções artísticas tornando os muros provisórios como meio de expor expressões artística contemporânea, em claro contraste à sua paisagem colonial do século XVIII que predomina na cidade.

A pintura dos painéis é realizada pelos funcionários, alunos e professores do Núcleo de Arte da FAOP, localizados na Ponte da Casa dos Contos, no Beco do Hotel Colonial e no Beco da Fiemg (antigo acesso para o Hotel Pilão).

Os 150 anos do Clube Zé Pereira dos Lacaios será o tema das homenagens do Carnaval de 2017. A festa, que é uma das mais antigas do país, veio de Portugal pela mão de imigrantes que se instalaram no Rio de Janeiro. O português José Nogueira Paredes foi o responsável por trazer a festividade para Ouro Preto, quando veio trabalhar no Palácio dos Governadores, na antiga capital do Estado.

Início do Projeto

O projeto teve início em 2005, durante restauração da Casa Bernardo Guimarães, sede da Fundação de Arte, com o objetivo de atrair a atenção para um novo e importante centro cultural local. A ação se estendeu por outros cantos da cidade e até mesmo em outros municípios. Desde 2007, o projeto faz parte do carnaval local.

A pintura dos tapumes no carnaval de Ouro Preto teve início no dia 21 de fevereiro e termina hoje dia 23.

Mais informações: (31) 3551-2014

Fonte: PMOP / Foto: Thiago Bonna/Divulgação FAOP