Gerais

Corpo de Bombeiros divulga um balanço sobre o carnaval 2017 na região

04/03/2017

O Corpo de Bombeiros Militar sempre atento às mudanças da Legislação, instituiu a Instrução Técnica número 39 sobre os Blocos de Carnaval, com o objetivo de regulamentar e regularizar as atividades durante o período carnavalesco.

Como primeiro passo, o Comando da 2ª Cia de Conselheiro Lafaiete realizou no período pré-carnavalesco diversas palestras e reuniões com órgãos públicos, representantes de blocos e escolas de samba. O segundo passo foi verificar a adoção das medidas de segurança contra incêndio e pânico regulamentadas pela Lei 14130/2001.

No total, foram realizadas vinte e cinco vistorias entre liberação e fiscalização nos eventos realizados nas cidades de sua abrangência, sendo que seis municípios, entre eles, Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Jeceaba, São Brás do Suassuí, Casa Grande e Capela Nova tiveram eventos classificados com risco médio.

Nas demais cidades foram protocoladas documentação referente a risco baixo mínimo e blocos carnavalescos foram vistoriados durante o período.

Com a realização destas ações houve a interdição total de um evento em local fechado por não oferecer condições mínimas de segurança aos frequentadores,  interdição parcial de um palco, interdição parcial de uma edificação onde havia sido montado camarote e dois eventos foram advertidos quanto a instalação de meios preventivos.

A Companhia de Bombeiros de Conselheiro Lafaiete ressalta que o saldo este ano foi positivo, não sendo registrado nenhuma ocorrência relacionada a risco de incêndio e pânico durante o carnaval na região: “Esse sucesso deve-se ao comprometimento  dos organizadores e responsáveis pelos eventos em cumprimento às normas estaduais. Após o trabalho intenso das equipes de prevenção envolvidas antes e durante todo o carnaval que ocorreu na região, não tivemos incidentes nos locais de evento", finalizou o Capitão Ronaldo, Comandante da 2ª Cia BM.