Cultura

Orquestra e Coral Infantil da Casa de Música de Ouro Branco apresentam o concerto Brasilidade

06/07/2017

A Orquestra B e Coral Infantil da Casa de Música de Ouro Branco realizam no dia 7 de julho, às 20h, o concerto dedicado aos compositores brasileiros no Sindicato dos Metalúrgicos do município. Os grupos pertencentes à Casa de Música de Ouro Branco, iniciativa apoiada pela Gerdau, são formados por jovens e crianças, todos alunos das oficinas de instrumentos e musicalização. Os ingressos custam R$ 5,00 e podem ser adquiridos com alunos ou na bilheteira da sede do sindicato no dia do evento.

Com a regência do maestro Marcos Silva Santos, o repertório escolhido para o concerto proporcionará ao público uma verdadeira viagem sonora pela música brasileira. “Iremos apresentar canções que fazem parte da história de todos nós. São obras que foram eternizadas por Milton Nascimento, Djavan, Caetano Veloso, Chico Buarque, Toquinho, entre outros. Por isso, o concerto recebeu o nome de Brasilidade”, afirma Kênia Libânio, coordenadora da Casa de Música.

A Orquestra B reúne músicos iniciantes que estudam na instituição. “Ao participarem de apresentações como essa, eles aprendem não só sobre o funcionamento de uma orquestra, mas também sobre o comprometimento que a profissão de músico exige”, explica Kênia. Já o coro infantil reúne 80 crianças com idades entre 5 e 12 anos. Elas inclusive participaram, no ano passado, da gravação do novo DVD do Trio Amaranto, que será lançado em breve.

O concerto Brasilidade terá ainda outro ponto especial: a participação de duas crianças surdas, Kevin Cristian Santos Ferreira, 12 anos, e Artur Cristian da Silva Félix, de 10 anos, que fazem parte de um projeto iniciado em 2017 pela Casa de Música. “Eles farão a tradução das letras em libras, a linguagem de sinais. É uma forma de inclui-los e mostrar que a música ultrapassa mesmo as barreiras que parecem impossíveis”, finaliza Kênia. 

Casa de Música de Ouro Branco

A Casa de Música foi criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos. A entidade tem como principais objetivos promover a difusão e a divulgação do acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos.

Em 2016 a Casa de Música de Ouro Branco, projeto que conta com o patrocínio da Gerdau por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, atendeu cerca de 200 alunos que participaram de concertos, festivais e recitais em Ouro Branco e outras cidades de Minas Gerais.