Cultura

Teatro na rua desperta jovens e adultos para a história de Congonhas

A interferência Infantil “200 Tons de Fé” terá nova apresentação durante esta semana dedicada às crianças nas tardes da praça JK. Será nesta quarta-feira às 15h.

19/07/2017

Um dos cenários mais marcantes de Congonhas foi palco da encenação de um fragmento da história de seu próprio cotidiano. Moradores da Ladeira Bom Jesus, fieis que saíam da Santa Missa celebrada na Igreja de São José Operário e pessoas de todas as faixas etárias foram atraídas pela possibilidade de diversão com mais uma atração do XXII Festival de Inverno de Congonhas.

Com a apresentação teatral “200 tons de fé” o público aprendeu um pouco sobre a história de Congonhas. A interferência foi preparada especialmente para esta edição do Festival de Inverno e se assemelha ao espetáculo “O Salão da Cleusa”, do mesmo grupo, que retratava personalidades históricas da Cidade dos Profetas, porém esta nova dá maior atenção ao que acontece ao redor da Igreja da Ladeira.

O jovem ator de origem pernambucana e erradicado na Cidade, Lucas Padovani, é autor do texto, diretor da peça e contracena com outro novo talento, Maísa Silva. Eles são da Trup Caldeirão de Teatro.

“Fiquei sabendo do aniversário de 200 anos de devoção a São José Operário em Congonhas. Aí pensei: tenho de criar alguma coisa que fale sobre esta data. Comecei a ‘pescar’ algumas conversas de moradores nas janelas. Tudo o que rodeia esta Igreja eu resolvi contar no teatro. Procurei informações sobre o Carnaval e o Jubileu também, que são festas que modificam o ritmo da cidade toda”, conta o autor da peça.

Sobre a experiência de se apresentar praticamente a céu aberto, já que utiliza a janela de uma casa e a calçada durante a apresentação, Lucas disse que foi gratificante se apresentar na rua, pois exigiu mais de voz e de corpo e o retorno do público foi muito bom.

A interferência teatral “200 tons de fé” tem nova apresentação marcada para esta quarta-feira, às 15h, na praça JK, novamente dentro da programação do Festival de Inverno de Congonhas.