Polícia

Criança recém-nascida morre asfixiada em Lafaiete

22/08/2017

Uma criança recém-nascida morreu nesse último final de semana em Conselheiro Lafaiete e, pelas informações da Polícia Militar, pode ter sido asfixiada por força de peso/compressão da mãe enquanto dormia. O fato teria em tese, ocorrido por movimentos involuntários da mãe durante o sono, pois a criança dormia na mesma cama do casal, entre a parede e a mãe.

Militares foram acionadas e compareceram à rua Juracy Ramalho Costa no bairro Sion. Em contato com a médica de plantão do SAMU, primeira a chegar ao local, esta relatou que na residência do casal (pais da vítima), encontrou o bebê em óbito, com sinais de asfixia e com sangramento na região nasal e boca. A médica realizou massagem cardíaca e manobras de reanimação, mas não obteve resultado positivo.

Questionada sobre o fato, a mãe de 23 anos de idade, disse que a criança de um mês de idade dormia ao seu lado e que, ao acordar durante a noite, reparou que a recém-nascida estava imóvel com a cabeça virada para o travesseiro, momento em que ela chamou seu marido para verificar a situação.

O pai da vítima confirmou o relato da esposa. Ele ainda ressaltou que pegou a criança e reparou que ela já estava sem sinais vitais e com a boca roxa. Ele então acionou o SAMU. Os pais ainda declararam que fizeram uso de bebida alcoólica controladamente no dia anterior.

No local havia no travesseiro manchas de sangue dando a entender que a cabeça da criança foi prensada contra o travesseiro que estava no vão entre a cama e a parede. A Perícia Técnica foi acionada, compareceu ao local e, após realizar os trabalhos de praxe, liberou o corpo da recém-nascida que foi removido para o Instituto Médico Legal para procedimentos legais.

A mãe da menor recebeu voz de prisão em flagrante delito pelo homicídio culposo (em que não há a intenção de matar) e foi conduzida até a Delegacia de Polícia Judiciária.