Cultura

Roda de Conversa reúne mulheres em Miguel Burnier

Iniciativa realizada pela Gerdau oferece atividades e orientações às moradoras do distrito.

18/10/2017

A cada quinze dias, cerca de 20 mulheres de Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto, têm um encontro marcado na Estação Ferroviária da localidade. A iniciativa, promovida pela Gerdau, por meio do Programa Gerdau Germinar, busca promover a qualidade de vida em comunidade e elevar a autoestima das moradoras. Elas participam de palestra, dinâmicas e também têm a oportunidade de aprender a confeccionar peças artesanais, o que pode representar momentos de aprendizado, descontração, união e, além disso, uma renda extra para a família.

Entre os meses março e setembro de 2017 já foram realizados 18 encontros, que reuniram profissionais e especialistas para conversarem com as mulheres sobre diferentes temas, entre eles saúde da família, dependência química e autoconhecimento, com o objetivo de instruí-las e orientá-las.

Algumas reuniões foram dedicadas às oficinas de artesanato. As participantes produziram peças inspiradas em datas comemorativas, como Páscoa e Dia das Mães. Além disso, as artesãs tiveram a oportunidade de visitar a 17ª Exposição Internacional de Mineração (Exposibram), realizada entre os dias 18 e 21 de setembro, em Belo Horizonte, com um destaque especial. Elas foram as responsáveis pela produção das flores de palhas usadas nos arranjos das mesas e na decoração do espaço do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). A expectativa é que as mulheres aprendam o ofício e se dediquem à comercialização dos produtos. No final do ano, será realizada uma feira, em que as participantes poderão expor e comercializar as peças para a comunidade e para os colaboradores da Gerdau.

Sobre o Programa Gerdau Germinar

Realizado em conjunto pelas áreas de Responsabilidade Social e Meio Ambiente da empresa, o Programa Gerdau Germinar é uma iniciativa voltada
para a prática da educação e conservação ambiental e reforça o compromisso da Empresa com o desenvolvimento sustentável das regiões em que atua. Desde o ano de lançamento do programa, em 1990, mais de 250 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações do projeto. Além de cursos para educadores, a iniciativa oferece ainda oportunidades de visitas técnicas, eventos, palestras, oficinas e projetos socioambientais nas escolas, abrangendo alunos e professores das redes de ensino da região de Ouro Branco.

O Programa dispõe de um centro de educação ambiental - o Biocentro Gerdau Germinar - com 48 hectares de área preservada e estrutura adequada para atendimento aos visitantes. Conta ainda com a Praça dos Biomas, na qual os visitantes podem conhecer de perto a representação de alguns dos mais importantes ecossistemas brasileiros: Cerrado, Campos Rupestres, Mata Atlântica, Restinga, Caatinga e Campos de Altitude. O Biocentro também atende colaboradores da Gerdau com ações para motivar a atuação responsável em todos os ambientes, como oficinas, reuniões e treinamentos no Sistema de Gestão Ambiental.