Ouro Branco

Programa Gerdau Germinar realiza Semana Especial

A iniciativa é voltada para alunos com necessidades especiais de escolas da região.

27/09/2018

Cerca de 100 alunos das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) de Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Ouro Preto e, também, da Escola Estadual de Ensino Especial de Ouro Branco, participaram, recentemente, da Semana Especial Gerdau Germinar. A iniciativa contou ainda com a participação de 29 colaboradores voluntários da Gerdau.

Os alunos com necessidades especiais e seus educadores passaram o dia no Biocentro do Programa Gerdau Germinar, e participaram de dinâmicas diferenciadas e adaptadas para eles. A programação oferecida às crianças, adolescentes e adultos incluiu integração, trilha ambiental e apresentações de talentos, que abordaram a sustentabilidade como tema principal.

De acordo com a analista de Desenvolvimento Ambiental do Programa Gerdau Germinar, Fernanda Montebrune, as visitas promovem momentos de interação dos alunos com o meio ambiente por meio de atividades lúdicas preparadas especialmente para eles. “A Semana Especial gerou uma melhoria das visitas técnicas dos alunos com necessidades especiais, por isso desenvolvemos um roteiro adequado e adaptado para que eles aprendam e aproveitem mais essa oportunidade”, ressalta.

A Semana Especial Gerdau Germinar é realizada anualmente pelo Programa e recebe alunos de instituições de ensino da região de influência da Empresa.

 

Voluntários em ação

Para reforçar a importância do voluntariado com os colaboradores da Gerdau, os membros do Comitê do Instituto Gerdau (IG) estiveram também na Usina Ouro Branco, na Mineração de Várzea do Lopes e Miguel Burnier, com o intuito de levar informações sobre o Programa Voluntário Gerdau (PVG).

O programa apresenta aos colaboradores os projetos sociais das comunidades próximas às unidades da Empresa, onde podem desenvolver o trabalho voluntário, além de sensibilizar, capacitar e reconhecer o trabalho voluntário dos colaboradores.

Sobre o Programa Gerdau Germinar

Realizado em conjunto com o Instituto Gerdau e a Gerência de Sustentabilidade, o Programa Gerdau Germinar é uma iniciativa voltada para a prática da educação e conservação ambiental. A iniciativa reforça o compromisso da Empresa com o desenvolvimento sustentável das regiões em que atua. Desde o ano do lançamento do programa, em 1990, mais de 445 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações. Além das visitas técnicas, o Programa oferece oportunidades de curso para educadores, eventos, palestras, oficinas e projetos socioambientais nas escolas, ONGs e comunidades.

Sobre a Gerdau

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que ampliam o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.