Cultura

Fortalecimento do turismo regional é pauta de encontro de Glaycon Franco

13/04/2019

O deputado estadual Glaycon Franco apresentou requerimento à Comissão de Desenvolvimento Econômico, que já foi aprovado, para realização de audiência pública para avaliação das atividades dos circuitos turísticos do estado de Minas Gerais, inclusive sob o aspecto econômico. O turismo vem recebendo atenção e apoio do deputado, em particular na região do Alto Paraopeba, Vale do Piranga e Vertentes.

Em 2018 foram iniciadas conversações para evidenciar o potencial de cidades como Itaverava e municípios vizinhos para que juntas formem um complexo turístico e gastronômico, atraindo visitantes e consolidando um importante polo gerador de emprego e renda.

O assunto estará na pauta de encontro que deverá ocorrer em breve entre o deputado Glaycon Franco e o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. “Pedi uma reunião com o ministro para mostrar a importância do turismo para nossa região, para que ele possa dar força, inclusive, a vários projetos que estamos desenvolvendo. Criamos, juntamente com os empresários e pessoas ligadas ao setor, a Via Gastronômica Lafaiete-Itaverava, interligando, pela culinária, as cidades de Conselheiro Lafaiete e Itaverava, com possibilidade de expansão. Outra pauta é sobre o Caminho de São Tiago a Santa Rita, que já é uma realidade, para que o ministro possa incluí-lo nos roteiros turísticos elaborados pelo Governo Federal”. Glaycon Franco levará ao ministro Marcelo Álvaro Antônio também a apresentação do ‘Projeto Quatro Estações’, que propõe um circuito  ferroviário, com a instalação de um trem turístico na região.

O apoio do deputado ao turismo regional vem de longa data, com apoio à organização dos circuitos e às suas iniciativas. Em 2016, Glaycon Franco direcionou verba parlamentar para o Circuito Turístico Villas e Fazendas, possibilitando a compra de equipamentos que dão suporte às atividades turísticas dos nove municípios integrantes.
Vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o deputado Glaycon Franco recebeu, na última semana, em seu gabinete em Belo Horizonte, representantes do Circuito Turístico Villas e Fazenda e da Via Gastronômica quando foram tratados vários assuntos.

A presidente do Circuito, Tatiana Rezende, apresentou ao deputado e assessores o cronograma da segunda edição do Festival Gastronômico Sabores das Villas. Em sua primeira edição realizada em 2018 o Circuito Gastronômico percorreu 12 municípios com 50 estabelecimentos participantes, com grande sucesso de púbico e negócios, fomentando a economia regional.

Glaycon Franco reiterou seu apoio ao festival gastronômico e disse contar com a presença do Villas e Fazendas na audiência pública para avaliação das atividades dos circuitos turísticos do estado de Minas Gerais, que será realizada em data ainda a ser definida, atendendo a um requerimento seu.