Política

Deputado Lafayette de Andrada antecipa seu voto à Reforma da Previdência

27/06/2019

O deputado Lafayette de Andrada (PRB/MG), vice-líder do PRB, antecipou seu voto essa semana na Comissão temporária criada para analisar e votar proposta da Reforma da Previdência. (PEC 6/19).

“A reforma é necessária, é aguardada, o Brasil espera por ela. O Brasil, que hoje possui 13 milhões de desempregados quer reagir e quer caminhar pra frente. Temos que corrigir esse modelo doente e completamente desvirtuado. Hoje ele (modelo da reforma) é extremamente generoso com os mais ricos e extremamente rígido com os mais podres. Por isso, quero adiantar meu voto favorável ao texto proposto pelo relator. O PRB está de acordo com a Reforma e votará favoravelmente”, afirmou Lafayette.

A comissão especial está no processo de discussão do parecer do relator, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP). Esse será o quarto dia de debates. Até agora, 37 destaques à reforma já haviam sido apresentados por partidos e deputados. 10 deles, que são de partidos, têm que ser votados separadamente. Os destaques buscam alterações no texto. 

Temas dos destaques

Nos destaques, os partidos tentam suprimir algum trecho da proposta do relator ou reativar alguma emenda apresentada e não acolhida. Entre os destaques apresentados, o Patriota busca incluir os guardas municipais em regras especiais de aposentadoria. Já o PROS tenta fazer o mesmo para os vigilantes.

O PL, por sua vez, apresentou destaque para manter as regras atuais para professores e o Novo quer eliminar o aumento da contribuição social (CSLL) sobre o lucro dos bancos. O bloco PP-MDB-PTB apresentou destaque para manter as regras atuais de cálculo dos benefícios previdenciários.

Foto:  Pablo Valadares / Câmara dos Deputados.