Cultura

Aberta oficialmente a I Semana do Músico de Conselheiro Lafaiete

24/11/2016

Aconteceu ontem, 23, a cerimônia de abertura oficial da I Semana do Músico de Conselheiro Lafaiete. A abertura deste evento que é promovido pela Ars Magna Associação Sociocultural – AMACULT, contou com a presença de autoridades e personalidades dos diversos seguimentos da sociedade civil lafaietense. A Semana do Músico tem como homenageada a Professora Lídia Maria de Lana Marzano, pianista e fiel colaboradora da Ars Magna. Lídia é uma das idealizadoras do projeto que resultou na criação da associação.

O Presidente da Associação e Coordenador da Semana do Músico, Sr. Washington Roger Fortunato Silvério, ressaltou, em seu discurso, a importância da música e do riquíssimo patrimônio artístico de Minas Gerais e de Conselheiro Lafaiete.

O Presidente da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete – ACLCL, Sr. Douglas de Carvalho Henriques representando, além da ACLCL, o Deputado Estadual Glaycon Franco, citou diversos compositores lafaietenses que se projetaram e receberam reconhecimento no cenário artístico estadual e nacional e parabenizou a AMACULT pela feliz realização do evento.

 

A Secretária Municipal de Cultura, Sra. Mauricéia Maia, lembrou que em toda a sua história, Lafaiete se apresenta como uma cidade musical, sobretudo pela fabricação das Violas de Queluz. Mauricéia parabenizou a homenageada da I Semana do Músico, a pianista Lídia Marzano e a AMACULT pela competente realização do evento, frisando a juventude da diretoria da entidade.

Logo após a Abertura oficial, foi iniciada a primeira apresentação artística da semana, um recital de violão clássico, pelo violonista Vitor Maia, de Entre Rios de Minas. A apresentação foi belíssima e emocionou a várias pessoas presentes.

Hoje, logo mais, às 19h, haverá uma apresentação da homenageada Lídia Marzano e, às 19h30, Apresentação da Orquestra Jovem da Secretaria Municipal de Congonhas. Todas as apresentações são gratuitas.