Cultura

Peça Teatral infantil destaca a importância da água para a vida

Projeto “Planeta Água em Cena 4” faz apresentações gratuitas em cidades de Minas Gerais nos meses de novembro e dezembro.

10/11/2022

Buscando incentivar a preservação do meio ambiente com o público infantil por meio de arte e  literatura, o projeto “Planeta Água em Cena 4” chega a nove municípios de Minas Gerais nos meses de novembro e dezembro. A peça conta a história de Pinguinho, um pinguim alegre e muito curioso que um dia se depara com a  falta de água na sua casa. Para aprender mais sobre a importância desse elemento para os seres vivos, Pinguinho conta com a ajuda e conhecimento de seu avô, o Vovô Pingão, e de muitos outros amigos.

As apresentações de “Planeta Água em Cena 4” serão realizadas em escolas públicas de Perdigão, Cláudio, Ouro Branco, Cataguases, Leopoldina, Caxambu, Itajubá, Varginha e Três Corações. O calendário completo, com datas, horários e locais das apresentações, pode ser encontrado abaixo. Totalmente gratuita, a peça é cativante e interativa, convidando os participantes a elaborar soluções para o consumo de água sem desperdício, com atitudes responsáveis e sustentáveis.

Em 15 de outubro, é comemorado o Dia do Consumo Consciente em todo o Brasil, data instituída em 2009 pelo Ministério do Meio Ambiente com o objetivo de despertar a consciência do público para os problemas socioambientais que o consumo excessivo dos recursos naturais causam, e alertar os consumidores para fazerem escolhas mais sustentáveis, evitando o desperdício de água e energia.

A água cobre cerca de 70% da Terra, e é essencial para todas as formas de vida no nosso planeta. Apesar da grande quantidade, menos de 2% dessa água é própria para nosso consumo, e por isso é fundamental aprender desde pequenos como preservar e consumir com consciência esse recurso natural.

‘Planeta Água em Cena 4’ é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e realizado pelo Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura. O projeto é uma produção da Incentivar, e em Perdigão, Cláudio, Ouro Branco, Cataguases, Leopoldina, Caxambu, Itajubá, Varginha e Três Corações conta com patrocínio da Copasa.

A Copasa possui um rigoroso controle de qualidade da água distribuída, com um time de técnicos e analistas que estudam, acompanham e fiscalizam as condições e características das fontes de captação: córregos, lagos, rios, poços e águas subterrâneas.

A Copasa, ciente da responsabilidade de prover sustentabilidade a todo o processo do rio ao rio, e garantir água de qualidade hoje e no futuro, busca, constantemente, superar os desafios do saneamento e assegurar melhores condições de saúde e qualidade de vida às populações atendidas.   

Em harmonia com sua operação, a Companhia promove ações de proteção e preservação ambiental, buscando inovações para seus sistemas alinhadas a oportunidades e iniciativas de empreendimentos que geram, direta e indiretamente, empregos e renda para a população, tornando-se, por isso, reconhecida internacionalmente, com prêmios e menções honrosas.  

Para estar à altura dos desafios de cuidar das Minas e das Gerais, da identidade e da cultura de quem vive o espírito mineiro em cada uma das cidades em que atua, a Copasa procura estar sempre atenta e preparada, seja cuidando da água e da saúde do corpo, ou estimulando e patrocinando a cultura e a identidade da alma mineira.  

Assim, é com grande honra e orgulho que a Copasa patrocina, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Planeta Água em Cena 4”, que chega para conscientizar as crianças sobre a importância do uso consciente da água, tudo isso de forma lúdica e divertida.

Sobre o Ministério do Turismo: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).

Serviço:

“Planeta Água em Cena 4” em Minas Gerais

  • Perdigão (MG)

- 08/11 - 09h00 e 13h30

E.M. "Padre Henrique de Morais" - Av. Brasília, 330 - Centro, Perdigão

- 09/11 - 10h00 e 13h15

E.M. "Padre Tiago Van Der Pauw" - Av. Agostinho Caetano, 130 - Bairro Santo Agostinho, Perdigão

  • Cláudio (MG)

- 11/11 - 08h00 e 13h30

Escolas beneficiadas: E.M. "Dr. Mateus Salomé de Oliveira", E.M. "Coronel Joaquim da Silva Guimarães" e E.M. "Dr. Wilson Veado"

Local da Apresentação: E.M. "Dr. Mateus Salomé de Oliveira" - R. Santa Clara, 273 - Cláudio

- 17/11 - 08h00 e 13h30

Escolas beneficiadas: E.M. "Maria Dias Coelho", E.M. "Madre Maria dos Anjos Amorim" e E.M. "Dr. Wilson Veado"

Local da Apresentação: E.M. "Maria Dias Coelho" - R. Maranhão, 327 - Cláudio

  • Ouro Branco (MG)

- 10/11 - 09h00 e 13h30

Escolas beneficiadas: E.M "Maria Zita" e E.M. "Fernando Félix de Souza"

Local da Apresentação: E.M. "Maria Zita" - R. Boa Vista, Ouro Branco

- 16/11 - 09h00 e 13h30

E.M. "Maria Auxiliadora Torres" - R. Artur Tavares, 77, Ouro Branco

  • Cataguases (MG)

- 18/11 - 09h00 e 13h30

E.M. "Flávia Dutra" - Av. Cel Antonio Augusto de Sousa, 330 – Vila Tereza, Cataguases

- 21/11 - 09h00

E.M. "José Soares Gonçalves" - Rua Manoel Barbosa – Ibrahim, Cataguases

  • Leopoldina (MG)

- 21/11 - 14h30

E.M. "Professora Maria da Conceição Monteiro de Rezende" - Rua Sebastião Ferreira Lacerda, s/n - Eldorado, Leopoldina

- 22/11 - 09h00 e 13h30

E.M. "Botelho Reis" - Praça Professor Botelho Reis, 178 – Centro, Leopoldina

  • Caxambu (MG)

- 23/11 - 08h00, 09h30, 13h00 e 15h00

Escolas beneficiadas: E.M. "Chapeuzinho Vermelho", E.M. "Pinguinho de Gente", E.M. "Pres. John Kennedy", E.M. "Padre Correia de Almeida"

Local da Apresentação: E.M. "Chapeuzinho Vermelho" - Rua Doutor Viotti, 21 - Centro, Caxambu

  • Itajubá (MG)

A definir

  • Varginha (MG)

- 30/11 – 10h e 14h00

E.M. "Wanderley Bueno" - R. Inês Leonina Bichara, S\N – Carvalhos, Varginha

- 01/12 – 10h e 16h00

E.M. "Antônio de Pádua Amâncio" - R. Dom Joseph Kallas, 28 - Vila Murad, Varginha 

  • Três Corações (MG)

- 05/12 – 09h00 e 13h30

E.M. "Capitão Morbello Vendramini" - Praça Monsenhor Fonseca, 115 – Centro, Varginha

- 06/12 – 10h00 e 14h00

E.M. "Rotary" - Rua José Domingos, 303 – Parque Jussara, Varginha