Congonhas

Parque da Cachoeira tem estrutura completa para receber a decisão da CIMTB em Congonhas

Etapa final da competição será realizada entre sexta-feira e domingo, 22 e 24 de setembro, na Cidade dos Profetas. Inscrições encerram-se nesta quarta-feira (20).

19/09/2023

Cercado por uma natureza exuberante e banhado pela cachoeira de Santo Antônio, o Parque Ecológico da Cachoeira será palco, pelo terceiro ano consecutivo, da Copa Internacional de Mountain Bike. Entre os dias 22 e 24 de setembro, os melhores atletas da América Latina estarão competindo na decisão de 2023 do evento, em provas de três diferentes modalidades do MTB: Cross Country Olímpico (XCO), Short Track (XCC) e Maratona (XCM).

Se nos dias de funcionamento comuns, sempre de terça a domingo, o balneário oferece uma estrutura completa para a prática esportiva e o lazer em geral, durante a realização da CIMTB o Parque da Cachoeira estará ainda mais completo para receber não só atletas, familiares e membros do estafe, como também os visitantes que quiserem acompanhar a grande atração da semana na região. A grande diferença dos dias comuns é que as piscinas estarão fechadas para uso. 

Com diversas opções de estacionamento, na área externa e também na área interna do Parque, a arena da CIMTB Congonhas tem logo no seu início a área de equipe e os vestiários. Após uma caminhada de pouco mais de 200 metros, chega-se à área central do evento, onde ficam os pórticos de largada e chegada, secretaria e área de exposição, em frente ao palco de premiações e sala de imprensa.

Ao lado da secretaria, estará posicionado um ponto importante para todos os ciclistas que competem na CIMTB: o Suporte Neutro SRAM, local em que os participantes encontram o apoio mecânico gratuito oferecido pela organização, independentemente da marca de componentes e acessórios que os ciclistas utilizem em suas bike. Virando a direita, próximo ao restaurante central, fica o Lava Bike Squirt, para que todos possam deixar suas bikes limpas logo após os treinos e provas. Assim como o Suporte Neutro SRAM, o Lava Bike Squirt também é gratuito para todos os inscritos no evento.

A área da mega arena da CIMTB se encerra ainda com completa praça de alimentação, que conta com inúmeras opções de comidas e bebidas, seguida do Lounge da Sense Bike, local que contará com intensa programação de música ao vivo, antes de chegar ao espaço mais emblemático de todo o parque: a Ponte da Cachoeira de Santo Antônio, lindo cartão postal da "Cidade dos Profetas".

Inscrições seguem abertas

As inscrições para a etapa de Congonhas da CIMTB podem ser feitas diretamente no site do Ticket Sports: https://www.ticketsports.com.br/e/4+ETAPA+CONGONHAS-36858. Para acessar todas as informações relativas ao evento, basta entrar no site oficial da prova – www.cimtb.com.br – e clicar em Informações, acessando as abas Regulamentos e Programação, ambas que contém todas as infos do evento marcado para o final do mês de setembro na “Cidade dos Profetas”.

Infraestrutura fixa do Parque da Cachoeira

Além de ser rodeado por uma grande área de preservação ambiental, o Parque oferece uma estrutura completa de lazer, com piscinas de água corrente, quadras poliesportivas, campo de futebol, playground, churrasqueiras e área de camping. O principal atrativo é a Cachoeira de Santo Antônio, que tem um trecho da pista passando à sua frente. Além disso, o balneário conta com lanchonete e restaurante para atender às necessidades dos visitantes.

Área de camping disponível

Para quem quiser se hospedar no local do evento, a área de camping do Parque Ecológico da Cachoeira estará funcionando durante o evento. Para quem levar sua barraca e utilizar o espaço, haverá um custo da diária de R$ 25,00 por pessoa. Em caso de uso de motorhome, é cobrado ainda um valor adicional de R$ 15,00 por dia pelo veículo. No local, há vestiários masculino e feminino, para serem utilizados por todos presentes ao evento.

Acesso ao Parque da Cachoeira

Aberto ao público sempre entre terça a domingo, com cobranças de entrada que variam entre 4 e 20 reais dependendo do dia da semana ou da ocasião, o Parque Ecológico da Cachoeira será palco, pelo terceiro ano consecutivo, da CIMTB. Porém, durante o final de semana da competição, a entrada será gratuita para todos: atletas, familiares, expositores e visitantes.

Como chegar no Parque da Cachoeira

Para quem vai pela BR 040 sentido Rio de Janeiro

O acesso é bem fácil e não precisa entrar na cidade. Pegue o acesso NORTE, logo depois da Polícia Rodoviária Federal, e siga sempre em frente. No final dessa avenida entre a direita e você já estará na estradinha calçada de acesso ao Parque da Cachoeira.

Para quem vai pela BR 040 sentido Belo Horizonte 

O acesso é bem fácil e não precisa entrar na cidade, mas caso entre no primeiro trevo da cidade é só seguir as placas. A opção mais rápida e fácil é seguir pela BR 040, passando pela entrada principal de Congonhas, e retornar no trevo que existe ao lado da Polícia Rodoviária Federal. Quando retornar na estrada, pegue o acesso NORTE e siga sempre em frente. No final dessa avenida entre a direita e você já estará na estradinha de acesso ao Parque da Cachoeira.