Esporte

Elite feminina do Brasil está confirmada na abertura da CiMTB em Nova Lima

Disputa acontecerá entre os dias 15 e 17 de março no Mirante CSul, na Lagoa dos Ingleses, ofertando pontos importantes no ciclo olímpico de Paris 2024

26/02/2024

Enquanto a etapa de abertura da Copa Internacional de Mountain Bike em Nova Lima (MG) vai se aproximando, grandes nomes do ciclismo nacional vão confirmando sua presença. Entre as mulheres, a certeza é de que praticamente todas as atletas do pelotão de elite do país participarão do evento marcado de 15 a 17 de março, no Mirante CSul, na Lagoa dos Ingleses.

A temporada na super elite terá a atual campeã, Isabella Lacerda, lutando para buscar seu sexto título geral na principal categoria feminina do evento. Entretanto, diversas são as ciclistas que tentarão impedir este feito, como Raiza Goulão, Karen Olimpio, Hercília Najara, Sabrina Oliveira, Giugiu Morgen, Marcela Lima, Ana Laura Moraes, Iara Caetano, Letícia Cândido, entre outras, que prometem dar trabalho para a ciclista a ser batida.

"A Copa Internacional, como sempre, é um dos grandes objetivos da minha temporada. Em 2024, não será diferente. Eu espero ter uma boa performance ao longo do ano, nas quatro etapas, e se Deus quiser defender bem meu título e levar mais um para casa. Me igualei a Jaqueline Mourão no número de títulos gerais da CiMTB, ela que é uma referência para mim. É uma honra estar no hall da fama da CiMTB e espero conquistar mais alguns ao longo da minha carreira no MTB", conta Isabella Lacerda.

"As expectativas são as melhores para o início do ano. Estou treinando bastante, com muito foco para o que virá pela frente. Espero que seja uma temporada que tudo ocorra bem e eu tenha boa saúde, para competir de igual para igual com as atletas da elite brasileira e também mundial. Farei tudo para começar o ano, em Nova Lima, com o pedal direito", complementa a atual campeã do evento.

Ao todo, serão oito as corridas que as atletas da super elite feminina terão pela frente na temporada. Com todas elas - quatro provas de Cross Country Olímpico e quatro de Short Track - valendo pontos no ranking mundial. Nova Lima, entre 15 e 17 de março, e Araxá (MG), de 26 a 28 de abril, ganham maior importância, por fazerem parte do ciclo dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Na sequência virão as etapas de Poços de Caldas (MG) e Congonhas (MG), em junho (21 a 23) e setembro (27 a 29), respectivamente, para que sejam definidos todos os campeões de 2024.

Inscrições para etapa Nova Lima

As inscrições para a primeira de quatro etapas da Copa Internacional de Mountain Bike 2024 seguem abertas no site do evento – www.cimtb.com.br. Elas podem ser feitas diretamente no site do Ticket Sports: https://www.ticketsports.com.br/e/cimtb-copa-internacional-de-mountain-bike-nova-lima-37720. Para acessar todas as informações relativas ao evento, basta entrar no site oficial da prova – www.cimtb.com.br – e clicar em Informações, acessando as abas Regulamentos e Programação. Nelas, os interessados em participar da competição encontram todas as infos do evento marcado para a metade de março na Grande BH.

Ingressos para a Copa do Mundo

Desde de 1º de novembro os ingressos para a UCI Mountain Bike World Series em Araxá estão à venda. O passaporte que for adquirido, pessoal e intransferível, pode ser de 1 a 4 dias e os valores variam entre R$ 150 (1 dia) a R$ 300 (4 dias), mais o valor da taxa de conveniência (10%), e com a primeira mudança de lote no próximo dia 20 de fevereiro. Para fazer a compra, basta acessar: https://www.ticketsports.com.br/e/uci-mountain-bike-world-series-arax-37338.

Enquanto estudantes, idosos (pessoas acima de 60 anos) e PCD (pessoa com deficiência) tem 50% de desconto na compra dos passaportes, a organização preparou um desconto super especial de 80%, para os moradores da cidade-sede, Araxá (MG). Crianças, de até 9 anos, não pagam entrada, ou seja, garantindo assim 100% de desconto, porém também devendo fazer o cadastro no sistema de venda de ingressos.

História da CiMTB
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.

Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Fotos: Isabella Lacerda durante etapa da Nova Lima da CIMTB  e Pelotão da elite feminina em Nova Lima 2023(Crédito: Ultrafotos/CIMTB