Cultura

Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis realiza mais uma oficina de Educação Patrimonial

Oficinas de Marmorizado por Imersão movimenta comunidade de Itatiaia.

15/02/2017

Preservar o Patrimônio Histórico e Cultural de Itatiaia está sendo uma prioridade dos seus moradores, isso porque desde 2014 a comunidade representada pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, está realizando as obras de Restauração Integrada e do Acervo de Imaginárias da Igreja Matriz de Santo Antônio, patrimônio histórico tombado da localidade.

O empenho dos Bem-Te-Vis para envolver a comunidade com seu patrimônio está além do restauro, desde quando iniciaram os trabalhos várias ações educativas e Educação Patrimonial vem sendo desenvolvidas para fortalecer e conscientizar os moradores locais. Encontros com a comunidade, Palestras, visitas e oficinas de Educação Patrimonial estão acontecendo constantemente  junto à comunidade. Já foram realizadas oficinas de Douramento em garrafas, decorações Natalinas e nesta quarta-feira será repetida pedido da comunidade e oficina de Marmorizado por imersão.

O Marmorizado é uma característica que tem destaque na Igreja matriz de Itatiaia como no retábulo Mor, Retábulo de Sant’Ana e Rosário. A técnica que será aplicada na oficina será bem simples.

Para o Presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis Wilton Fernandes, as Oficinas de Educação Patrimonial vem trazendo diversos benefícios locais. “As Atividade de Educação Patrimonial estão a cada dia potencializando e fortalecendo a comunidade até mesmo proporcionando uma forte alternativa para geração de renda”. Afirma Wilton Fernandes.

A Oficina de Marmorizado Educativa está sendo uma realização daAssociação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, em parceria com os Gilson Felipe  Ribeiro Restaurador e Coordenador  das Obras de Restauro da Igreja Matriz de Santo Antônio de Itatiaia e Kátya Helaine, Restauradora. A atividade é aberta para todas as idade e  acontecerá nesta quarta-feira dia 15/02 às 20h na Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito.

 

Restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio de Itatiaia

De acordo com o IPHAN, a Matriz  Santo Antônio de Itatiaia foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Tem duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo (capela-mor e corredores laterais) foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique e aparenta ser a primitiva capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente, a atual nave, as torres e o frontão, em pedra.

O trabalho de restauro dos bens integrados e do Acervo de Imaginárias da Matriz de Santo Antônio é realizado pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, em parceria com o Banco  Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal

Fotos/fonte: Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis