Conselheiro Lafaiete

Dia das Violas é comemorado em Lafaiete

31/03/2017

Muita música marcou a comemoração ao “Dia Municipal das Violas em Lafaiete na noite desta última quarta-feira, 29 de março.

O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, aconteceu no Solar do Barão de Suaçui e contou com a presença do prefeito Mário Marcus, os vereadores Geraldo Lafayette e Alan Teixeira, autoridades, convidados e a população.

Em 2007 Conselheiro Lafaiete foi reconhecida como a “Cidade das Violas de Queluz”, sendo que 2009, por meio de Lei Municipal foi criado o Dia Municipal das Violas de Queluz, comemorado anualmente em 29 de março. 

A abertura do evento foi realizada pelo Prefeito e, logo depois, foi instalado um quadro em homenagem ao senhor Joaquim Rodrigues de Almeida, também conhecido como Quincas de Almeida. Ele foi um grande historiador e levantou a história do Campo Alegre dos Carijós e de Queluz e seus distritos, deixando vasto material referenciado, atualmente sob a guarda do Museu e Arquivo Antônio Perdigão.

Houve também a reabertura do Memorial das Violas de Queluz, readequado por retratar a importância histórica e cultural que as violas de Queluz detém no cenário artístico e cultural no estado de Minas Gerais. O evento contou ainda com apresentações culturais do Grupo Lesma e músicos e violeiros do Grupo Viola Inviolada.

O município de Conselheiro Lafaiete conta atualmente com a salvaguarda do modo de fabricação das Violas de Queluz, sendo detentora de um dossiê que possui as regras e características que eram usadas na fabricação das antigas Violas de Queluz, produzidas no século XIX e início do século XX em oficinas das famílias Meirelles e Salgado. 

 

Mário Marcus destacou a importância das Violas de Queluz como símbolos de Lafaiete e disse que apoiará a cultura na cidade, sobretudo, os inúmeros artistas que atuam nas mais diversas áreas culturais

Fotos: reprodução ASCOM-PMCL