Política

Eleições 2018: conheça a ordem de votação na urna eletrônica

Escolher os nossos representantes é um dever de todos os brasileiros.

05/10/2018

Faltam apenas dois dias para as eleições de 2018 e muitos eleitores não sabem a ordem de votação. No próximo domingo, dia 07 de outubro, os eleitores terão que votar em seis candidatos para os cinco cargos em disputa nas Eleições 2018, na seguinte ordem:

- Deputado federal (quatro dígitos);

- Deputado estadual (cinco dígitos);

- Senadores (três dígitos);

- Governador (dois dígitos);

- Presidente da República (dois dígitos).

Vale lembrar que, neste pleito, o eleitor deverá eleger dois senadores devido à renovação de 2/3 do Senado Federal. Caso o eleitor digite o mesmo voto para senador duas vezes, o segundo será anulado.

Para não esquecer os números dos seus candidatos no momento da votação, a Justiça Eleitoral disponibiliza a chamada “cola eleitoral”, que pode ser levada à cabina de votação.

É importante digitar o número de cada candidato com atenção e conferir a foto do político escolhido antes de apertar a tecla “Confirma”. Caso ocorra algum erro, o eleitor pode apertar a tecla “Corrige” antes de finalizar o processo e digitar o número novamente.

Depois de concluída a etapa de votação, a urna fará a gravação, criptografia e assinatura digital do voto. Feito isso, a palavra “FIM” aparecerá na tela, e a urna emitirá um sinal sonoro. A votação, portanto, estará concluída com sucesso.

Fonte: TSE