Conselheiro Lafaiete

Região do Codap conta com uma Sala Verde chancelada pelo Ministério do Meio Ambiente

03/01/2019

Em maio de 2018, a Sala Verde Quadrilátero Ferrífero foi chancelada pelo Ministério do Meio Ambiente. A base conceitual e teórica de suas iniciativas, projetos e programas foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Recursos Minerais, Água e Biodiversidade-INCT Aqcua/UFMG e Programa Geopark Quadrilátero Ferrífero. A Sala Verde e seus parceiros oferecem cursos de formação para líderes e comunidades locais.

A base operacional da Sala Verde é o Consórcio Público para o Desenvolvimento da Região do Alto Paraopeba (Codap), situado à praça Nossa Senhora do Carmo, nº 313, no Centro de Conselheiro Lafaiete.

Sobre a Sala Verde

A Sala Verde é um espaço educador dedicado a sociedade em geral, que oferece atividades diversas focadas na questão ambiental. É um programa do Ministério do Meio Ambiente, desenvolvido em um espaço de caráter educacional, destinado à temática ambiental, que visa a promover a educação ambiental não formal, o debate e uma vivência concreta de sustentabilidade. 

Para obter a Certificação, foi submetido ao Ministério do Meio Ambiente, através da Chamada 01/2017 - Criação de Novas Salas Verdes, o histórico do espaço educador. A formação de parcerias foi fundamental para certificação da Sala Verde Quadrilátero Ferrífero.

 

Desde 2012, o espaço educador atua na formação de lideranças e comunidades locais. Neste período foram realizados diversos eventos mobilizadores: Fóruns, Seminários, Premiações, Palestras, Workshops, que promovem a geração de conteúdos e disseminação de conhecimento, implantação do Programa de Educação Ambiental na Agricultura Familiar-PEAAF, elaboração do Projeto Político Pedagógico para a Agricultura da região, implantação do processo educativo à distância em parceria com Ministério do Meio Ambiente; espaço exibidor do Circuito Tela Verde, desenvolvimento do Programa de Educação Ambiental com ênfase no ensino fundamental e médio, com a proposta de criar hortas escolares, para se tornarem espaços educadores sustentáveis, realização de Oficinas de Gastronomia e projetos voltados para o ecossistema, publicação de diversos estudos e diagnósticos, produção de vídeos e conteúdos.

Atualmente, encontra-se em fase de implantação a Agenda Ambiental da Administração Pública A3P, do Consórcio Público para Desenvolvimento do Alto Paraopeba-CODAP.

Também está com inscrições abertas, em parceria com Ministério do Meio Ambiente, o processo formativo PNC Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais. O curso é na modalidade ead, na plataforma do Ministério do Meio Ambiente, com certificado emitido pelo Ministério do Meio Ambiente. Informações podem ser obtidas no e-mail cesup@altoparaopeba.mg.gov.br.