03/01/2019
Em maio de 2018, a Sala Verde Quadrilátero Ferrífero foi chancelada pelo Ministério do Meio Ambiente. A base conceitual e teórica de suas iniciativas, projetos e programas foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Recursos Minerais, Água e Biodiversidade-INCT Aqcua/UFMG e Programa Geopark Quadrilátero Ferrífero. A Sala Verde e seus parceiros oferecem cursos de formação para líderes e comunidades locais.
A base operacional da Sala Verde é o Consórcio Público para o Desenvolvimento da Região do Alto Paraopeba (Codap), situado à praça Nossa Senhora do Carmo, nº 313, no Centro de Conselheiro Lafaiete.
Sobre a Sala Verde
A Sala Verde é um espaço educador dedicado a sociedade em geral, que oferece atividades diversas focadas na questão ambiental. É um programa do Ministério do Meio Ambiente, desenvolvido em um espaço de caráter educacional, destinado à temática ambiental, que visa a promover a educação ambiental não formal, o debate e uma vivência concreta de sustentabilidade.
Para obter a Certificação, foi submetido ao Ministério do Meio Ambiente, através da Chamada 01/2017 - Criação de Novas Salas Verdes, o histórico do espaço educador. A formação de parcerias foi fundamental para certificação da Sala Verde Quadrilátero Ferrífero.
Desde 2012, o espaço educador atua na formação de lideranças e comunidades locais. Neste período foram realizados diversos eventos mobilizadores: Fóruns, Seminários, Premiações, Palestras, Workshops, que promovem a geração de conteúdos e disseminação de conhecimento, implantação do Programa de Educação Ambiental na Agricultura Familiar-PEAAF, elaboração do Projeto Político Pedagógico para a Agricultura da região, implantação do processo educativo à distância em parceria com Ministério do Meio Ambiente; espaço exibidor do Circuito Tela Verde, desenvolvimento do Programa de Educação Ambiental com ênfase no ensino fundamental e médio, com a proposta de criar hortas escolares, para se tornarem espaços educadores sustentáveis, realização de Oficinas de Gastronomia e projetos voltados para o ecossistema, publicação de diversos estudos e diagnósticos, produção de vídeos e conteúdos.
Atualmente, encontra-se em fase de implantação a Agenda Ambiental da Administração Pública A3P, do Consórcio Público para Desenvolvimento do Alto Paraopeba-CODAP.
Também está com inscrições abertas, em parceria com Ministério do Meio Ambiente, o processo formativo PNC Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais. O curso é na modalidade ead, na plataforma do Ministério do Meio Ambiente, com certificado emitido pelo Ministério do Meio Ambiente. Informações podem ser obtidas no e-mail cesup@altoparaopeba.mg.gov.br.
Sebrae Minas oferece oportunidade de estágio em Conselheiro Lafaiete
Curso Gratuito de Doce de Leite tem vagas para produtores rurais de Conselheiro Lafaiete
PM alerta para nova modalidade de golpe em comércios
Crise da Dengue em Conselheiro Lafaiete: Vereador Erivelton Jayme propõe medidas urgentes