11/05/2019
A Comissão Especial da Reforma da Previdência na Câmara realizou audiência pública para ouvir explicações do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do Secretário Nacional de Previdência, Rogério Marinho na última quarta-feira (08). O deputado Lafayette de Andrada (Republicanos - MG) defende a Reforma da Previdência, uma vez que "o modelo atual é generoso com os mais ricos e perverso com os mais pobres. Nosso sistema paga para os 20% mais ricos, 40% do bolo previdenciário. E paga aos 20% mais pobres apenas 3% do bolo. É necessário combater essas distorções", afirmou o parlamentar.
Criada para analisar e votar a PEC da Previdência, a Comissão Especial da Reforma examina o mérito da proposta do Governo e propõe mudanças no texto legal. Membro da Comissão, Lafayette lembrou que o atual modelo de previdência é de 1934 e foi baseado no modelo de Bismarck, estadista da Alemanha de 1880. "Temos um sistema previdenciário distorcido e antiquado, e que todos nós estamos sentindo na pele", censurou Lafayette.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, apresentou números aos deputados para explicar e justificar a necessidade da reforma da Previdência. Para Guedes, o atual sistema enfrenta déficit em todas as áreas. “O sistema já está condenado à quebra”, declarou.
Lafayette assinalou que a previdência gasta hoje três vezes mais de tudo que é investido com educação, saúde e bolsa família. "Nos últimos cinco anos, por conta deste rombo, a nossa capacidade de investimento caiu pela metade. Este é o nosso desafio. O Brasil espera de nós respostas e coragem para enfrentar esse desafio. As próximas gerações vão cobrar de nós o resultado do que fizemos aqui. Nós temos um modelo hoje em que uma empregada doméstica precisa trabalhar 10 anos mais que a própria patroa, em que um operário da construção civil tem que trabalhar 10 anos mais que o empreiteiro que o contratou. Tenhamos responsabilidade, senso de justiça e, sobretudo, coragem. O remédio pode ser amargo, mas salva o indivíduo", concluiu Andrada.
Texto/Foto: Assessoria do Dep. Lafayette de Andrada- PRB/MG
Deputado Lafayette de Andrade defende reformulação das leis em Grupo de trabalho da Reforma da Legislação Eleitoral
Projeto sobre Geração Distribuída de Energia pode ser votado em março na Câmara dos Deputados
Polícia Civil prende suspeito de agredir avó de 77 anos em Lagoa Dourada
Congonhas tem 3.910 casos de Covid-19 confirmados