13/06/2019
A Faculdade Santa Rita – FASAR – realizou de 03 a 06 de junho, a “Semana da Pedagogia 2019”, sob a coordenação da professora Wanderleia Moreira Ribeiro. Os acadêmicos de todos os períodos do curso de Pedagogia participaram de palestras, minicursos e conversa literária, que abordaram temas como metodologias ativas, alfabetização, saúde mental, dentre outros.
No primeiro dia das atividades, o professor mestre da FASAR Carlos Eduardo Pereira deu início à Semana da Pedagogia com a palestra “A saúde mental dos estudantes de graduação e o mal-estar contemporâneo: um diálogo a partir da psicanálise”. No mesmo dia, o professor doutor Saul Emanuel Delabrida Silva ministrou a palestra “Tecnologias Emergentes para Suporte ao Aprendizado”.
Na terça-feira, dia 04, foram realizados quatro minicursos com os temas: “O uso das Metodologias Ativas na Educação”, ministrado pelo professor Ronan Loschi; “Uso de tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino e aprendizagem da matemática”, ministrado pela professora Marta Machado; “Atividades Lúdicas aplicadas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental”, ministrado pelo aluno Said Nicácio, do curso de Educação Física, com o apoio das professoras Heloísa Neto e Beatriz Falcão; “Atividades com material reciclável no processo de Alfabetização e Letramento: criar, recriar e brincar”, ministrado pela pedagoga formada na FASAR Elaine Bernardo, com o apoio da coordenadora Wanderleia Moreira.
No terceiro dia, o coach Rodrigo Almeida ministrou a palestra “Os Segredos da Comunicação Eficaz”. Em seguida, o médico neurologista e neuropediatra doutor Igor Franco abordou o tema “Atitudes comportamentais infantis: o que devemos saber?”.
Após as palestras, os alunos do 7º período fizeram uma apresentação homenageando a coordenadora com um texto sobre a importância do Pedagogo na Educação, na qual cantaram as músicas “Depende de Nós” e “Trem Bala”, tocadas com violão pelas alunas Angélica Kátia e Michelle Silva.
E, para encerrar a programação, o professor mestre Paulo Antunes e o convidado José Carlos Seabra participaram de uma entrevista em forma de “Conversas Literárias”, oportunidade na qual também foi lançado o terceiro livro, obra dual, do professor Paulo, intitulado “Aleatórias: imagem mental com sabor” e “2014: O achamento de Lisboa”. “Foi uma experiência interessante porque unimos o ato de lançamento de uma obra literária com a leitura dramatizada de trechos dessa obra, o que tornou o evento mais dinâmico e instigou os expectadores a ter contato com o livro”, conta Antunes.
A coordenadora do curso de Pedagogia, Wanderleia Moreira, conta que o objetivo principal do projeto foi promover a compreensão da prática pedagógica através de atividades lúdicas e tecnológicas levando o pedagogo a fazer uma reflexão sobre o seu papel na educação, considerando a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. “Com a participação do corpo docente e o entusiasmo dos alunos finalizamos mais um evento! Agradeço o apoio de todos e, principalmente, da supervisão pedagógica da FASAR”, agradece Wanderleia.
Texto/Fotos: Suzan Vieira
Sebrae Minas oferece oportunidade de estágio em Conselheiro Lafaiete
Curso Gratuito de Doce de Leite tem vagas para produtores rurais de Conselheiro Lafaiete
PM alerta para nova modalidade de golpe em comércios
Crise da Dengue em Conselheiro Lafaiete: Vereador Erivelton Jayme propõe medidas urgentes