21/07/2019
Ao participar de reunião da AMALPA (Associação de Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba), realizada em Ouro Branco, no início desse mês de julho, o deputado Glaycon Franco confirmou a disposição da Gerdau em expandir para Conselheiro Lafaiete a área de apoio à produção da siderúrgica: “Temos mantido reuniões com o INDI, instituto que promove o desenvolvimento econômico de Minas Gerais, e também diretamente com o secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Manuel Vítor, para demonstrar o potencial produtivo da nossa região. O foco é atrair empresas para nossos distritos industriais a fim de gerar emprego e renda. É fato concreto que a Gerdau irá investir quatro bilhões e meio de reais em seus empreendimentos Brasil afora, dos quais um bilhão e meio virão para a planta da siderúrgica em nossa região. Tão logo tivemos ciência desta expansão, viabilizamos uma série de reuniões, não apenas com o secretário de Desenvolvimento Econômico, como também com o INDI, que é a agência de fomento ao desenvolvimento do estado. O último encontro reuniu o prefeito de Conselheiro Lafaiete, Mário Marcus, representantes do INDI e a diretoria da Gerdau para avaliar quais seriam as formas possíveis de investimento na cidade”, disse.
Glaycon Franco ressaltou que a prioridade inicial é a garantia da oferta de empregos para os trabalhadores da região, compromisso que, de acordo com o deputado, foi assumido pelos executivos da Gerdau: “Queremos também que a expansão da siderúrgica beneficie Conselheiro Lafaiete, pois a cidade oferece uma área privilegiada, abastecida por gasoduto e com fácil acesso aos grandes centros do país através da BR-040, favorecendo imensamente os projetos de investimento da empresa. Os empresários receberam o apoio irrestrito do prefeito de Lafaiete para que se instalem na cidade empresas prestadoras de serviços e fornecedoras de insumo à Gerdau. Seria uma forma de contrabalancear a arrecadação de ICMS sobre produtos siderúrgicos, já que Lafaiete recolhe hoje menos imposto do que Ouro Branco e Congonhas”.
Ainda segundo o deputado, os executivos se mostraram extremamente entusiasmados com a possibilidade de implantar linhas de produção no novo distrito industrial de Lafaiete. Para tanto, recomendaram o incentivo à capacitação da mão de obra local. Segundo Glaycon Franco, os segmentos político e econômico da região já estão se movimentando neste sentido: “Estamos buscando o apoio dos prefeitos para que a gente possa ofertar os cursos adequados para atender a estas futuras demandas. Ontem mesmo estive reunido com a reitora da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), Lavínia Rosa Rodrigues, já que a instituição ainda não tem sequer um campus em nossa região. O primeiro passo é implantar uma unidade avançada que, futuramente, pode se tornar um campus. Também sugerimos alguns tipos de cursos que atenderiam, não apenas a demanda de nosso setor siderúrgico, mas também os segmentos da agropecuária e do agronegócio, favorecendo, inclusive, o crescimento da agricultura familiar, que é outra atividade em prol da qual temos trabalhado incansavelmente”, concluiu o deputado.
Sebrae Minas oferece oportunidade de estágio em Conselheiro Lafaiete
Curso Gratuito de Doce de Leite tem vagas para produtores rurais de Conselheiro Lafaiete
PM alerta para nova modalidade de golpe em comércios
Crise da Dengue em Conselheiro Lafaiete: Vereador Erivelton Jayme propõe medidas urgentes