22/01/2020
O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CENAD, após orientação conjunta do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, Centro Nacional De Monitoramento e Alerta de Desastre Naturais – CEMADEN e o Serviço Geológico Brasileiro – CPRM, informa para possibilidade de chuvas intensas e altos acumulados de precipitação para áreas do Sudeste e Centro-Oeste do país para os próximos dias.
Em vista desse cenário, são esperados riscos geohidrológicos de intensidade alta que podem colocar em risco a proteção das pessoas e trazer prejuízos ao município. Os principais riscos associados são dos tipos geológicos e hidrológicos, destacando-se, inundações, enxurradas, alagamentos, deslizamentos e corridas de solo em algumas áreas no qual o município está inserido.
As condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de chuvas intensas (de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia), acompanhadas de descargas atmosféricas e rajadas de ventos ocasionais (acima de 60 km/h).
Cidadão em áreas de risco
Se você reside em áreas de risco ou áreas que já tenham registrado desastres anteriormente, procure conhecer junto à defesa civil de seu município o plano de contingência para a região, principalmente, rotas de fuga e pontos seguros para utilização em um momento prévio ao desastre;
Fique atento aos alertas emitidos pelas defesas civis estaduais e municipais através mensagens SMS e TV por assinatura. Se ainda não é cadastrado, envie mensagem para o número 40199 com o CEP de seu interesse. Os alertas pela TV não precisam de cadastro;
Para saber como proceder em um momento prévio, durante e pós desastre CLIQUE AQUI;
Em caso de emergência, ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).
Sebrae Minas oferece oportunidade de estágio em Conselheiro Lafaiete
Curso Gratuito de Doce de Leite tem vagas para produtores rurais de Conselheiro Lafaiete
PM alerta para nova modalidade de golpe em comércios
Crise da Dengue em Conselheiro Lafaiete: Vereador Erivelton Jayme propõe medidas urgentes