28/01/2020
Em menos de duas horas os Bombeiros de Barbacena salvaram dois bebês engasgados por leite materno. No primeiro caso, a guarnição da Unidade de Resgate retornava de uma ocorrência, quando na Rua Sena Madureira no bairro Pontilhão, foram interceptados por um veículo particular. De dentro do automóvel saiu uma mãe desesperada com um bebê de um mês e onze dias no colo, inconsciente e cianótico e o entregou nas mãos dos Bombeiros.
O chefe da Guarnição, Sargento Celso, tomou o recém-nascido nos braços e executou as manobras de desobstrução com eficiência, surtindo o efeito esperado e, rapidamente, o bebê retomou a respiração e nível de consciência, sendo encaminhado a Santa de Casa de Barbacena.
Assim que a Unidade de Resgate chegou a Sede da 2ª Cia Independente, recebeu uma ligação pelo número 193, relatando a obstrução de um recém-nascido de apenas oito dias, também por leite materno, no bairro Farias. Desta vez, como o bairro era afastado, o rádio-operador Cabo Alex, juntamente com o Cabo Clévis, repassaram as manobras de desobstrução enquanto a Unidade de Resgate iniciava o deslocamento.
O solicitante encontrava-se muito nervoso e o recém-nascido não apresentava reação aos procedimentos informados pelos rádio-operadores, assim foi orientado a continuar executando a compressões torácicas contínuas e iniciar o deslocamento em carro próprio até ser interceptado pela Unidade de Resgate.
No deslocamento encontraram a Unidade de Resgate e os Bombeiros assumiram os procedimentos de manobras de desobstrução, sendo que o bebê retomou a respiração voluntária e o nível de consciência, sendo também encaminhado a Santa Casa de Barbacena.
Segundo informações da Unidade Hospitalar os bebês se recuperam bem e aparentemente sem sequelas.