Política

Prefeito e vereador eleitos são presos em Presidente Bernardes por crimes eleitorais

28/11/2016

No início do último final de semana, a Polícia Civil realizou na cidade de Presidente Bernardes, a Operação “Calambu”, para apurar crimes eleitorais, o que resultou na prisão temporária do prefeito e um vereador eleitos.

Após a requisição do Ministério Público, os policiais iniciaram as investigações e chegaram à conclusão de que houve a prática de uma série de inscrições, alistamentos e transferências fraudulentas de eleitores junto à 217ª Zona Eleitoral, realizadas nesse ano.

Segundo o delegado responsável, Fábio Moura, durante as investigações a Polícia Civil e a Justiça Eleitoral comprovaram a ocorrência de mais de 60 transferências fraudulentas de eleitores para a cidade de Presidente Bernardes, além do uso de documentos particulares fraudulentos e contratos de aluguel materialmente falsos para propiciar que eleitores da cidade de Piranga migrassem seu título.

Ainda de acordo com o delegado responsável pelo caso, ficou demonstrado que houve ameaças, coação a eleitores e outros crimes eleitorais, praticados repetidas vezes de maneira habitual, com participação de outros envolvidos, o que caracteriza associação criminosa.