Ouro Preto

Orquestra Ouro Preto lança concerto para cordas de Vivaldi na íntegra em seu canal no youtube

Maestro Rodrigo Toffolo traz informações sobre o concerto nesta sexta, dia 15 de maio, às 20h, em live “Fala Maestro”, no Instagram.

13/05/2020

Em mais uma ação online para aproximar a Orquestra Ouro Preto do público nesta quarentena, será lançado, no dia 15 de maio, o Concerto para Cordas de Vivaldi, na íntegra, no canal da Orquestra no YouTube. Na mesma data, às 20h, o Maestro Rodrigo Toffolo fará mais uma edição do “Fala Maestro”, em live no Instagram, para falar sobre o concerto, a gravação do disco e informações sobre o compositor italiano.

Registro inédito no Brasil, o Concerto para Cordas de Vivaldi (1678 - 1741) foi gravado em 2015, no Museu de Minas e Metal e na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte-MG. Com direção artística do Maestro Rodrigo Toffolo, o disco teve a produção de gravação, edição, mixagem e masterização do engenheiro de som Ulrich Schneider, que tem passagem por grandes orquestras mundiais.

A gravação privilegia capítulo importante na vida do compositor italiano, referência maior do período Barroco tardio. É formado por nove concertos para cordas, com três movimentos, seguindo a organização rápido – lento – rápido, sem a presença de solistas. Abre o disco o Concerto em Lá Maior, RV 158, um dos mais conhecidos. Destaque também para a famosa "Alla Rústica", Concerto em Sol Maior, RV 151 e o Concerto em Dó menor, RV119, o qual Vivaldi expressa sua virtude no uso do contraponto.

Concertos para Cordas remete ao trabalho de Antonio Vivaldi no convento e orfanato “Ospedalle dela Pietá”, em Veneza, que se tornou uma famosa escola de música do século XVIII, pelo alto nível de educação musical destinado às suas internas. Grande parte da obra musical de Vivaldi foi escrita para essa instituição, consolidando a reputação do italiano como músico, maestro e compositor.

O Maestro Rodrigo Toffolo destaca a importância da excelência e versatilidade da Orquestra presentes no disco. “Neste trabalho, demos cara nova e moderna, quase lúdica, às composições de Vivaldi. Os grandes autores da humanidade têm sempre de ser revisitados. Não dá para passar por este mundo sem conhecer Shakespeare, Vivaldi e muitos outros. Artistas assim são parte da nossa formação como seres humanos”, completa Rodrigo.

PROGRAMAÇÃO DAS LIVES

No ano em que comemora 20 anos de atuação, a Orquestra Ouro Preto suspendeu a agenda de concertos em função da quarentena e tem disponibilizado nas mídias digitais todos os discos gravados, retrospectivas e ações feitas “Muito Além da Música”, como o Núcleo de Apoio a Bandas e a Academia Digital. Sob os signos da excelência e versatilidade a formação orquestral mineira tem feito lives semanais, além de gravações de vídeos com artistas parceiros e novos arranjos para as redes sociais. Os trabalhos estão disponíveis nas redes sociais e nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Deezer. Acompanhe também o canal do grupo no Youtube.

ANTONIO VIVALDI

Antonio Lucio Vivaldi nasceu em Veneza, Itália, no dia 4 de março de 1678 e faleceu em 1741. Era filho de Giovanni Battista Vivaldi, músico de profissão, e de Camila Calicchio. Além de importante compositor de óperas, também foi regente, cenógrafo e empresário. Vivaldi faz parte da galeria dos mestres da música universal. Ainda criança, Vivaldi começou a estudar violino com seu pai, violinista da Capela de São Marcos, em Veneza. Em 1693, com 15 anos, Vivaldi entrou para o convento, e passou a ser chamado "Il Prete Rosso" (o padre ruivo), por causa de seus enormes cabelos vermelhos. Aos 25 anos, recebeu as ordens sacerdotais e tornou-se professor de violino e viola do "Seminario Musicale dell'Ospedale della Pietà". A música instrumental do barroco tardio deve a Vivaldi muitos de seus elementos característicos. Antonio Vivaldi compôs 454 concertos, 23 sinfonias, 75 sonatas e quase 40 operetas.