14/07/2020
Na tarde desta segunda-feira, 13/07, foi entregue o Centro de Terapia Intensiva que abriga 17 novos leitos de UTI no Hospital e Maternidade São José para serem utilizados exclusivamente para atendimento à pacientes com COVID-19. Uma parceria firmada entre o hospital, a Administração Municipal, Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde propiciou a instalação da nova estrutura que reforça a rede de saúde existente no município, que a partir de agora soma 28 leitos de UTI direcionados à assistência de pacientes com COVID-19, sendo 18 leitos no Hospital São José e 10 no Hospital de Campanha. Com este número Lafaiete atende 100% da demanda de leitos de UTI colocada pelo Estado para o enfrentamento ao Coronavirus no município.
Autoridades presentes à cerimônia ressaltaram a grande importância do CTI para a saúde da cidade e região que passa a contar com mais esta estrutura que vem reforçar ainda mais a rede de assistência, sobretudo, neste momento de enfrentamento a pandemia.
O Provedor do Hospital, Dr. Luiz Ricardo, enalteceu o empenho da prefeitura para a implantação do CTI. Ele agradeceu as parcerias com a Secretaria de Saúde, Ministério Público, o Conselho e Saúde e a Prefeitura Municipal que, segundo ele, não mediu esforços. Ressaltou que administração municipal foi decisiva para esta conquista.
O Prefeito Mário Marcus ao se pronunciar não escondeu a grande emoção e satisfação em participar deste momento, que descreveu como “histórico” para a cidade de Lafaiete em que se registra o maior número de leitos de UTI disponibilizados para a população. Ele destacou que, com a rede de saúde criada até o momento, após a pandemia Lafaiete terá triplicado o número de leitos que dispunha anteriormente, e este será um grande legado. Na oportunidade agradeceu a todos que participaram das tratativas para a implantação destes leitos, a diretoria e corpo clínico do Hospital, a Secretaria de Saúde, ao Conselho Municipal de Saúde, ao Ministério Público e a todos que, de alguma forma, contribuíram para o sucesso desta ação. Agradeceu também o empenho da Superintendente Regional de Saúde Hérica Vieira pela importante intervenção junto ao Estado que viabilizou a destinação de 12 respiradores para o município. Destacou também que as ações implantadas e as atitudes tomadas até o momento têm o objetivo de dar segurança e de cuidar da saúde e zelar pela vida da população. Ele considerou esta mais uma grande vitória para Lafaiete e região.
Estiveram presentes representando o Hospital e Maternidade São José o Provedor Dr. Luiz Ricardo Martins, o Administrador Giovanni Magalhães Viggiano, o Diretor Técnico Dr. Ryan Jefferson Villar, Corpo Clínico e Equipe de Enfermagem, além de outros diretores e membros do conselho. Também participaram a Superintendente Regional de Saúde Hérica Vieira Santos; a 2ª Promotora de Justiça e Curadora da Saúde, Dra. Carolina Queirós de Carvalho; a Defensora Pública Dra. Cláudia Navarro; o Vice-prefeito Dr. Marco Antônio Reis Carvalho, o Juiz de Direito Dr. José Aluísio Neves da Silva, a Secretária de Saúde Rita de Kássia Melo Silva, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde Roberto Santana, o Diretor Presidente da Unimed Dr. Sebastião Alves de Souza Júnior, além de outras autoridades e colaboradores do Hospital.
Sebrae Minas oferece oportunidade de estágio em Conselheiro Lafaiete
Curso Gratuito de Doce de Leite tem vagas para produtores rurais de Conselheiro Lafaiete
PM alerta para nova modalidade de golpe em comércios
Crise da Dengue em Conselheiro Lafaiete: Vereador Erivelton Jayme propõe medidas urgentes