16/09/2020
Somente nos oito primeiros meses deste ano de 2020 o Corpo de Bombeiros já registrou um total de 12640 ocorrências de incêndio em vegetação dos mais diversos tipos como: unidades de conservação, áreas de produção agrícola ou de reflorestamento, áreas urbanas e rurais pertencentes à órgãos públicos ou privados, entre outros.
Segundo a Corporação, o que assusta nesta quantidade são os incêndios em lotes vagos que já atingiram 6272 ocorrências em todo o Estado. Ou seja, quase 50% das ocorrências.
Os números vêm aumentando consideravelmente mês a mês, na mesma proporção em que se aumenta a temperatura e diminui a umidade, ocasionando um alto índice de ocorrências que aumentou quase 150% de maio a agosto, período da estiagem.
A tendência é que estes números aumentem neste mês de setembro, considerado o pico do número de ocorrências de incêndios em vegetação.
Somente nesta terça-feira (15/09), Barbacena e Conselheiro Lafaiete registraram, respectivamente, 10 e 7 ocorrências de incêndios em vegetação, que ameaçou desde plantações, reservas florestais, redes de transmissão de energia elétrica, e principalmente residências.
Segundo os registros nos últimos quatro meses:
Sebrae Minas oferece oportunidade de estágio em Conselheiro Lafaiete
Curso Gratuito de Doce de Leite tem vagas para produtores rurais de Conselheiro Lafaiete
PM alerta para nova modalidade de golpe em comércios
Crise da Dengue em Conselheiro Lafaiete: Vereador Erivelton Jayme propõe medidas urgentes