Polícia

Rapaz morre depois de perseguição em Lafaiete

12/12/2016

No último sábado, 10, militares realizavam patrulhamento pela Avenida Geraldo Plaza em Conselheiro Lafaiete quando avistaram um indivíduo, que ao perceber a presença da viatura, ficou assustado e passou a agir de forma suspeita. Na iminência de ser abordado, ele empreendeu fuga pela avenida e entrou em um terreno baldio.

Os policiais iniciaram uma perseguição e o suspeito, para desvencilhar-se dos militares, pulou várias cercas e, durante a fuga, caiu de um barranco em um monte de entulhos que havia no local. Mesmo assim, ele continuou a fuga, desobedecendo às ordens de parada.

Os militares prosseguiram no seu encalço e conseguiram localizá-lo dentro de um represamento de um córrego, bastante ofegante e com a cabeça submersa na água. Ele se debatia e tentava sair do local. Os policiais o ajudaram a sair do represamento e, em seguida, o prenderam em flagrante delito por desobediência e o conduziram em direção à viatura policial. Durante esse deslocamento, o autor passou a queixar-se de que não estava conseguindo caminhar por causa das quedas que havia sofrido na fuga. Assim, a equipe policial passou a conduzi-lo, amparando-o pelos membros superiores.

Ao subirem com o autor em um barranco, perceberam que ele estava desacordado e não respondia aos estímulos. De imediato, as algemas foram retiradas do rapaz e iniciados procedimentos de massagem cardíaca, com várias compressões em seu tórax. A ação perdurou em torno de quinze a vinte minutos, até que uma equipe do SAMU que foi acionada compareceu ao local e continuou com os procedimentos de socorro. Após alguns minutos de tentativas de reanimar o autor, os policiais foram informados que o autor acabou falecendo dentro da ambulância, a caminho do Pronto Socorro Municipal.

Em decorrência, os militares envolvidos, encontram-se à disposição da Autoridade Judiciária Militar para os devidos procedimentos legais.